Planta Natal: Dia D de plantio ocorrerá neste sábado em Cidade Satélite


Planta Natal: Dia D de plantio ocorrerá neste sábado em Cidade Satélite
Plantio utilizará mudas produzidas no Horto Municopal
Foto: Alex Régis/Secom

O natalense terá, neste sábado (21), das 7h às 11h, a oportunidade de plantar árvores nativas.  Dentro das diversas ações do projeto “Planta Natal”, criado pela Prefeitura,  será realizado um mutirão de plantio no Conjunto Cidade Satélite, com a rearborização de 430 mudas que irão reforçar as áreas verdes existentes com árvores nativas de pequeno, médio e grande porte, frutíferas e de sombra. 

“Esta ação de plantio no Conjunto Cidade Satélite, articulada com a participação ativa das nossas secretarias e da comunidade, vai melhorar ainda mais o clima da nossa cidade, vai aumentar a umidade do ar, amenizando o calor com a sombra das árvores, vai deixar a cidade mais bonita, portanto, melhorar a qualidade de vida de toda a população. Estamos trabalhando para ter uma cidade agradável, bonita e boa de se viver”, afirma o prefeito Álvaro Dias. 

O plantio das 430 mudas no corredor ecológico no conjunto Cidade Satélite foi escolhido, neste primeiro momento, por ser um bairro planejado e já possuir áreas de proteção ambiental, dando condições para ser o projeto piloto. Inicialmente, foi realizado o mapeamento de todas as ruas, das áreas verdes e das condições de plantio do solo, com a prioridade de fazer a recomposição das áreas de preservação permanente. Desde segunda-feira passada, começaram as ações de limpeza, capinação e foram realizadas as marcações dos pontos dos plantios para facilitar a visualização geral. 


“Em Natal, parece haver uma mescla de sentimentos sobre as árvores. Por um lado, a população em geral tende a valorizar as árvores, mas por outro, reclamam da queda de folhas e do trabalho que dá para limpar. Além disso, tem acontecido em alguns locais o furto de árvores. O objetivo do prefeito Álvaro Dias é tornar Natal um modelo nacional de arborização urbana e isso tem uma relação direta com a valorização que a população da cidade dá às suas árvores. De forma consciente ou não, as pessoas ficam mais felizes e mais saudáveis em cidades arborizadas”, afirma a secretária executiva do município de Natal, Danielle Mafra, acrescentando que não é preciso só a conscientização da população para a preservação das árvores urbanas, como também do seu cuidado com o plantio e com a limpeza da cidade. “Se cada pessoa ajudar, deixaremos um legado para as nossas futuras gerações”, diz. Para participar da ação, de forma voluntária, basta se cadastrar através do whatsapp (84) 99986.3206. 


O plantio será distribuído em oito áreas da região, entre a primeira e a terceira etapas do conjunto, numa extensão de aproximadamente três quilômetros de área verde. Os locais mapeados foram divididos em “lado A” (antes da Omar O'grady – sentido Planalto) e “lado B” (após Omar O'grady – sentido BR). Serão fornecidas 80 mudas pelo Horto do Parque da Cidade do Natal e 300 mudas pelo Horto Municipal. Os garajaus de madeira,confeccionados pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) com o material coletado em toda a cidade, farão a proteção das mudas. Em cada ponto do plantio haverá necessariamente uma equipe de jardineiro de apoio (verdinhos) e um técnico do “Planta Natal” responsável pela marcação dos pontos de plantio, além dos grupos parceiros, população, escoteiros e demais voluntários. Haverá dois carros pipas e dois carros de apoio da Semsur disponíveis durante a ação e divididos em cada lado do plantio.

A ação conta com o apoio das equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Comunicação Social (Secom), Urbana, Planta Natal, Parque da Cidade, Conselho Comunitário da Cidade satélite (Concitel), Horto Parque das Serras, Associação dos Ciclistas do RN (Acirn), Supermercado SuperBox e o grupo de escoteiros.

Planta Natal

O Projeto “Planta Natal” visa plantar 20 mil espécies vegetais nativas durante toda a gestão do prefeito Álvaro Dias. Além do Dia D de plantio no Conjunto Cidade Satélite, durante todo o ano, às terças e quintas-feiras, estão sendo plantadas em praças, feiras, canteiros e terrenos, mudas de mulungu, pau brasil, ipê roxo/amarelo, pau ferro e outras espécies nativas, já testadas e adaptadas ao regime de inverno da capital potiguar. Para o mês de setembro, está programada a realização do “1º Seminário Planta Natal de Arborização Urbana”, no auditório do Parque da Cidade, para ser discutido em rede, de forma articulada e unida, o plantio de árvores urbanas e a conscientização do meio ambiente.


PONTOS DE CONCENTRAÇÃO DO PLANTIO DO DIA-D
Data: 21/08/2021 (Sábado)

Ponto 1 – Praça A.A
Localização: https://goo.gl/maps/zRTUy4AAoCYud6G3A

Ponto 2 – Passeio próximo a R. do Falcão
Localização: https://goo.gl/maps/uSUqHZvjVUF9CkWP8

Ponto 3 – CONCITEL 
Localização: https://goo.gl/maps/h1PAjVM86wWR3MXo6

Ponto 4 – Oratório R. dos Canários
Localização: https://goo.gl/maps/Lfy1AFaEFHqVJfnH8

Ponto 5 – Próximo ao Horto Parque das Serras
Localização: https://goo.gl/maps/joSttSeU9QJiU6YE6

Ponto 6 – 2ª Quadra De Esportes Do Satélite
Localização: https://goo.gl/maps/nkUg4i6ggQZJBWkb8

Ponto 7 - Bicicross
Localização: https://goo.gl/maps/9EkdK4NTGeAjqeFRA

Ponto 8 – 1ª Quadra De Esportes Do Satélite
Localização: https://goo.gl/maps/xFFQhBidmspAtwQM7

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389