Experiência da Defesa Civil de Natal é apresentada a gestores de municípios da região metropolita


Experiência da Defesa Civil de Natal é apresentada a gestores de municípios da região metropolita
Reunião contou com representantes de cidades da Grande Natal
Foto: Semdes

A Defesa Civil Municipal de Natal recebeu a visita dos representantes das instituições de Defesa Civil dos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim e Extremoz. O encontro teve o objetivo de mostrar aos gestores das cidades da Grande Natal como é a atuação da Defesa Civil da capital. 

 

Na oportunidade, a Chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, mostrou a sede da instituição, relatou todo o processo de atendimento de ocorrências nas situações que necessitam a intervenção dos agentes de Defesa Civil e discutiu ações que podem ser incorporadas aos municípios da região metropolitana de Natal com foco no fortalecimento das medidas de prevenção e atendimento em situações de crise. 

 

Outro ponto importante discutido entre os gestores foi a troca de experiências adquiridas na lida diária de cada instituição e a necessidade de integração, compartilhamento de ideias, informações e atuação conjunta em situações que envolvam os municípios vizinhos. “Foi um momento em que também discutimos sobre problemas comuns a todos que fazem Defesa Civil e pensamos em modos de fortalecer o trabalho de prevenção e a capacidade de resposta dos municípios”, comentou Fernanda Jucá. 

 

Natal é o único município do Rio Grande do Norte que possui um Plano Municipal de Contingência que desde 2020 passou a integrar o Banco Nacional de Boas Práticas em Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, que compreende a Secretaria Nacional de Defesa Civil. A medida colocou a capital potiguar no rol das cidades brasileiras que servem de referência na construção de modelos práticos de planejamento e ação na área de Defesa Civil. 

 

O Plano de Contingência de Natal foi elaborado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN, por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia (Gapre) e o Núcleo de Pesquisa sobre Desastres (Nuped). O documento é referência para orientar as respostas de emergências que devem ser efetivadas pelas equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos de desastres na cidade de Natal. Engloba não somente as ações tomadas pelos órgãos estatais, mas também o enfrentamento conjunto, unindo voluntários e a população.
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389