Gavião-carijó e coruja-buraqueira são resgatados feridos na Zona Norte


Gavião-carijó e coruja-buraqueira são resgatados feridos na Zona Norte
Semdes

O trabalho de preservação da fauna silvestre realizado pela Prefeitura de Natal, por meio do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (Gaam/GMN) vem sendo ampliado com o aumento de ocorrências de animais feridos ou em situação de perigo dentro da área urbana. Ainda na sexta-feira (16), um gavião-carijó e uma coruja buraqueira foram resgatados com sinais de ferimentos. Nas duas situações as aves foram resgatadas no bairro Nova Natal, na zona Norte da capital. 

A coruja buraqueira (Athene cunicularia) foi encontrada dentro de uma residência localizada na rua Boi Bumbá. A ave estava sem movimento nas pernas e nas garras, ocasionando a impossibilidade de voar. 

Já o segundo resgate foi o de um gavião-carijó que adentrou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Stella Lopes da Silva, na Rua dos Mororós, conjunto Nova Natal. O animal apresentava dificuldade de alçar voo, permanecendo sempre no solo. “Não conseguimos identificar o motivo do gavião não voar, então demos sequência ao resgate mantendo-o na mesma caixa de papelão que se encontrava, no sentido de movimentá-lo menos possível, até a entrega aos cuidados veterinários”, contou A. Perreira.


As duas aves silvestres foram direcionadas à Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), no Parque das Dunas, e em seguida encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para que as mesmas sejam avaliadas por veterinário, passem por tratamento e, quando em boas condições, sejam devolvidas a natureza.


A coruja-buraqueira é uma ave pequena. Quando adulta, chega a medir de 23 centímetros a 27 centímetros e a pesar entre 170 gramas e 214 gramas. Tem uma envergadura entre 53 centímetros e 61 centímetros. Já o gavião-carijó mede de 31 a 41 centímetros de comprimento, sendo os machos 20% menores que as fêmeas. Este último é encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. 

Para acionar as equipes de resgate de animais silvestres da Guarda Municipal, o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições serão deslocadas ao local da ocorrência.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389