Nova pesquisa aponta Natal como um dos destinos mais buscados no País

Argemiro Lima/Secom

Natal volta a ser citada, em pesquisas realizadas por “gigantes” do turismo nacional, como um dos principais destinos turísticos brasileiros. Desta vez, a “Decolar.com”, que comercializa passagens aéreas via sistema online, apontou a capital potiguar como o quarto destino mais pesquisado em sua plataforma. Os dados reforçam números já divulgados recentemente por outra plataforma, a Kayak.

O estudo desenvolvido pela Decolar, empresa de viagens na América Latina, analisou as tendências de destinos nacionais para as férias no meio de ano com base nas buscas por pacotes de viagens nos canais de venda (site e app). Natal surge na quarta colocação entre os mais buscados. Em meio à pandemia, a empresa acredita que as escolhas por locais de turismo ao ar livre estejam como prioridade.

Segundo os dados compilados pela Decolar.com, a capital potiguar surge como o segundo destino quando a pesquisa se restringe ao Nordeste. Maceió surge na primeira colocação, seguido de Natal, Porto Seguro (5º), Fortaleza (6º), Porto de Galinhas (8º), Salvador (9º), Recife (10º), Maragogi (13º), João Pessoa (14º) e Jericoacoara (15º).

“Esses números são o reflexo de que estamos no caminho certo. Natal tem um potencial enorme nessa área que é a principal fonte de renda do município. Além disso, nosso trabalho, contando com a parceria da iniciativa privada, tem mantido a cidade sempre limpa, aprazível, iluminada, com investimentos importantes em áreas turísticas e apoio à economia criativa”, comenta o prefeito Álvaro Dias.

Segundo o prefeito Álvaro Dias, a gestão também investe no apoio ao setor turístico na área de capacitação profissional assegurando uma retomada segura das atividades. O próprio investimento na estrutura de vacinação da população que põe Natal em destaque colabora com a imagem da cidade e ajuda na recuperação pós pandemia. “O viajante procura locais seguros e Natal é uma cidade com praias e áreas abertas e tem um setor com capacidade e cuidado para receber o turista”, comentou.

O secretário de turismo, Fernando Fernandes cita outra obra fundamental para o turismo local, uma vez que ressalta a beleza de Natal à noite e reforça a segurança dos turistas. “A gestão municipal também entregou aos natalenses o novo sistema de iluminação das orlas da Praia dos Artistas, Areia Preta e do Calçadão da Praia de Ponta Negra. A troca dos postes e luminárias na Via Costeira também foi fundamental”, comenta.

Integração

Fernandes também cita que a Secretaria Municipal de Turismo de Natal e a de Fortaleza lançaram recentemente, de forma conjunta, o projeto “Rota do Sol Nordeste – Turismo Integrado Natal/Fortaleza” com o objetivo de promover e fortalecer o turismo regional entre as duas capitais, incluindo ainda as praias de Pipa (RN) e Canoa Quebrada (CE) no roteiro.

“O turismo regional se tornou uma alternativa em tempos de pandemia. As viagens entre os estados, mais curtas e mais seguras, tomaram lugar das viagens mais longas, inclusive internacionais. A tendência é que o setor conquiste ainda mais espaço na preferência dos turistas com o avanço da vacinação nas capitais”, comenta o secretário.

Fernando Fernandes relembrou que, além do resultado das pesquisas da Kayak e da Decolar.com, recentemente Natal apareceu na oitava posição dentro da categoria Destinos em Alta do ranking da Traveler’s Choice Awards, pesquisa do renomado site de viagens Trip Advisor.

Resultados da pesquisa:

1º Gramado (RS)

2º Rio de Janeiro (RJ)

3º Maceió (AL)

4º Natal (RN)

5º Porto Seguro (BA)

6º Fortaleza (CE)

7º Porto Alegre (RS)

8º Porto de Galinhas (PE)

9º Salvador (BA)

10º Recife (PE)