Guarda Municipal terá sede operacional da Ronda Ostensiva na área de lazer do Panatis

Semdes

A população da zona Norte de Natal deve ganhar mais segurança com a instalação da sede da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) em prédio situado na área de lazer do Conjunto Panatis. A medida foi debatida em reunião que ocorreu nesta terça-feira (22) entre o comandante da GMN, Alberfran Grilo, o secretário da Funcarte, Dácio Galvão, o coordenador da Romu, Alexandre Melo, e guardas lotados no grupamento.

Para receber o efetivo da Ronda Ostensiva da GMN serão necessários realizar alguns ajustes estruturais no prédio. Para isso, foi feito um levantamento dos pontos vulneráveis e propostas algumas sugestões para reforçar a segurança da edificação que passará a ser a sede operacional e administrativa da Romu. As solicitações foram direcionadas aos gestores da Funcarte, Semsur e SEL que têm responsabilidades de gestão na área de lazer e se colocaram aptos a contribuir com a medida.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, explicou que a iniciativa reforça a segurança na área de lazer mais movimentada da Zona Norte da cidade, já que passará a contar com um efetivo de guardas municipais 24h no local, passando a área a ser o ponto de distribuição das viaturas da Romu na cidade.

“Com essa determinação do prefeito Álvaro Dias a zona Norte ganha mais segurança. O local vai seguir a mesma filosofia de policiamento de aproximação que foi empregada na Base da GMN na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. Logo as pessoas vão se sentir mais seguras para utilizar a área de lazer a qualquer hora”, comentou a secretária.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, adiantou que deve iniciar a instalação da sede da Romu já nas próximas semanas e aos poucos serão realizadas as modificações estruturais solicitadas. “Estamos retirando a sede da Romu de dentro do prédio do Comando da GMN e levando para o público. Serão viaturas, homens e mulheres reforçando a segurança da Zona Norte. A base na área de lazer do Panatis vai funcionar 24h”, disse.

Já o coordenador da Romu/GMN, Alexandre Melo, adiantou que o espaço será devolvido à população e delitos como roubos, furtos e vandalismo serão inibidos de maneira ostensiva pelos guardas municipais. “A presença da Guarda vai conceder uma nova imagem a área de lazer. As pessoas estarão mais tranquilas para realizar suas atividades e a criminalidade deve cair muito”, comentou.

A iniciativa da Prefeitura gera o atendimento de segurança preventiva da GMN em três zonas distintas com sedes de grupamentos ostensivos, sendo a Base da Praça Gentil Ferreira (Região Central), com o Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa); o Parque da Cidade (Região Sul), com o Grupamento de Ação Ambiental (Gaam); e agora a Área de lazer do Panatis (Zona Norte), com a Ronda Ostensiva Municipal.