Artesãos de Natal passam por capacitação sobre mídias sociais


Artesãos de Natal passam por capacitação sobre mídias sociais
Semtas

Qualificar profissionais para trabalhar com as novas tecnologias é um dos principais desafios de um novo mercado de trabalho repleto de possibilidades.Visando agregar um valor significativo para os artesãos, possibilitando a eles entender seu papel frente às  mudanças da economia, valorizando e potencializando seus negócios, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou uma oficina com prática sobre posicionamento digital e vendas online para os  artesãos vinculados ao Departamento de Gestão Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Dgeaes), da Secretaria. 


Foram dois dias de oficinas, divididos em duas turmas, realizadas no auditório da Semtas, ministradas pela secretária executiva do município, Danielle Mafra, e o chefe do setor Dgeaes, Redson Roberto. Os artesãos tiveram acesso a tecnologias e plataformas que podem ajudar a alavancar seus negócios com empreendedorismo digital.


Trabalhando com bolsas em fio de malha, a artesã  Adriana  Vasconcelos se interessou pela oficina por oferecer oportunidade para sua categoria. “Muito boa essa iniciativa da Prefeitura em colaborar com os artesãos. Sempre tem conteúdo pra aprender. As redes sociais são veículos de venda muito bons, pra quem sabe utilizar. É bom para que as pessoas conheçam o nosso trabalho, o trabalho de muitos artesãos de Natal”, afirma. 

Durante a oficina foi possível combinar a teoria com a prática. Os artesãos participaram de dinâmicas envolvendo negociação de seus produtos e aprenderam mais sobre empreendedorismo, vendas e redes sociais.

“Natal é uma cidade movida pelo artesanato. Oferecer uma oficina de mídias sociais voltada para as vendas para alavancar a atividades e o mercado de emprego e renda, demonstra o quanto a prefeitura do Natal está sensível com o momento em que estamos vivendo" avaliou o secretário da Semtas, Adjuto Dias. 

Para Danielle Mafra a Oficina desperta novas possibilidades para esses artistas locais. “Com esta oficina estamos criando uma corrente do bem, uma troca de serviços para promover os artesãos da nossa cidade e sua produção de alta qualidade. Queremos colaborar com a classe. E essa contribuição inclui ensiná-los a usar as redes sociais em benefício próprio”, comentou Danielle Mafra 


O secretário municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, destacou a importância da Internet como principal ferramenta para potencializar as vendas dos artesãos, que podem trocar experiências com profissionais de outros segmentos em grupos segmentados nas redes sociais. “O diferencial desta oficina é colocar o artesão no mundo digital, que tem a capacidade de fazer trabalhos artísticos, e vai poder expor na Internet e vender de forma online. Hoje, vivemos num país com 40 milhões de pessoas na informalidade e 14 milhões desempregados. Isso é uma forma de incentivar trabalho e renda. Além das redes sociais, eles também ajudam a mexer no Smartphone”, lembrou Adjuto Dias. 


Ao final da oficina, os participantes ganharam certificados de conclusão assinados pelo secretário da Semtas.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389