Integração de ônibus e VLT em Natal é tema de reuniões

STTU

A integração dos sistemas ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Natal é tema de discussão entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e a  Companhia Brasileira de Trens Urbanos – escritórios de Recife (PE) e Natal (RN). O secretário Municipal, Paulo César Medeiros, vem participando das reuniões que prosseguem até a próxima quarta-feira (23).

O cronograma prevê visitas técnicas às estações, análise de custos, infraestrutura, entre outras etapas para aprovação e operacionalização dos sistemas em regime integrado. Acompanham os encontros, os secretários adjuntos de Trânsito e de Transporte, Walter Pedro e Daliana Bandeira, além dos diretores dos departamentos de estudos, projetos e planejamento do órgão, Newton Filho e Alan Victor.

Para o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, um dos aspectos que mais chamam a atenção nestes encontros é a importância do VLT na integração dos municípios da região metropolitana com a capital e vice-versa. Diariamente o sistema transporta milhares de trabalhadores e estudantes oriundos de cidades como Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim e que movimenta a economia na região, otimizando também os deslocamentos Natal/municípios da região metropolitana.

Além desta questão, outro projeto que está em andamento e que é muito importante para Natal e região diz respeito à implantação da Linha Branca. A expansão deste ramal vai permitir um incremento de 24 km de linha férrea que ligará a capital às cidades de São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Com a conclusão das obras, o sistema de VLT do RN passará a ser o maior entre os operados pela CBTU no país com extensão de 78,7 km de via férrea, atendendo diretamente seis (06) municípios da Grande Natal.

De acordo com Paulo César Medeiros, debater essa parceria é uma oportunidade para propor uma integração entre os sistemas e que irá beneficiar milhares de usuários nas cidades da região metropolitana.