UPA da Esperança é selecionada para capacitação do Ministério da Saúde com Hospital Sírio-Libanês


UPA da Esperança é selecionada para capacitação do Ministério da Saúde com Hospital Sírio-Libanês
Argemiro Lima/Secom

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança (Iberê Ferreira) em Natal foi selecionada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, para participar do projeto Capacitação para Identificação e Tratamento Precoce da Sepse. A Sepse, também chamada de septicemia, é uma doença que acomete pacientes que desenvolvem quadros infecciosos decorrentes de longos períodos de internações hospitalares e é responsável por milhões de mortes em todo o mundo.

Em todo o estado, apenas três UPAS foram selecionadas, e Natal foi um dos municípios escolhidos. O projeto tem como objetivo, aprimorar o atendimento dos pacientes em suspeita de Sepse e garantir o tratamento precoce com a aplicação de pacotes de medidas, melhorando o quadro daqueles acometidos por essa patologia.

De acordo com o diretor da UPA de Cidade da Esperança, Ricardo Pinto, a escolha da unidade para fazer parte desse projeto, tem importância significativa, pois um dos maiores desafios dos profissionais de saúde é saber e poder identificar a sepse o mais precocemente possível. “Somos a maior UPA da capital. Com nossa equipe capacitada e com novos conhecimentos, teremos muito mais condições de oferecer aos pacientes, graves que aqui são tratados, uma melhor assistência e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida no pós sepse”, destacou. 

A capacitação contará com o aperfeiçoamento de processos assistenciais, profissionais, além da promoção da cultura de segurança, atendendo à realidade vivenciada por cada instituição participante. Somado a isso, o treinamento permitirá a implementação de protocolo de rastreamento, que irá proporcionar o aumento do reconhecimento dos casos e a implementação de medidas imediatas de tratamento que podem determinar a melhora dos pacientes, principalmente o uso de antibióticos. 

O trabalho será realizado junto com as equipes integrantes de cada instituição, por um período de 18 meses (2021-2023), dividido em dois ciclos, com atividades presenciais e virtuais. “Temos um número expressivo de servidores que atuam diretamente na assistência aos pacientes. A ideia é capacitar todos. Aqueles que serão indicados, inicialmente para a capacitação, serão multiplicadores desse conhecimento. De forma a atingir toda a equipe”, finaliza o diretor.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389