Procon Natal orienta consumidores para o Dia dos Namorados

Procon Natal orienta consumidores para o Dia dos Namorados
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Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado no próximo sábado (12), muitos casais provavelmente vão comemorar a data, o que tradicionalmente inclui a troca de presentes, um jantar especial, uma hospedagem em algum hotel, entre muitas outras opções oferecidas pelo comércio. Para auxiliar os enamorados que pretendem presentear seus companheiros ou companheiras, o Procon Natal elaborou dicas sobre os cuidados a serem observados na hora da compra de produtos ou serviços. 

 

A pandemia causada pelo novo coronavírus só fez aumentar o número de compras no ambiente virtual. O diretor geral do Procon Natal, Jonny Costa, ressalta que a compra de produtos pela internet teve crescimento expressivo em função da praticidade e da segurança sanitária, e por não haver contato físico entre consumidor e fornecedor.

 

Para dar o primeiro passo na compra de um produto ou serviço é importante que o consumidor verifique se o site da empresa é confiável. Normalmente, se o site possui um cadeado no canto superior, é considerado seguro. Além disso, o consumidor deve procurar a identificação da empresa, por meio de dados, como razão social, CNPJ, endereço físico e canais de atendimento. A consulta pode ser feita no site www.reclameaqui.com.br, onde são disponibilizadas avaliações e opiniões sobre diversas empresas, ajudando assim a realizar uma compra segura.

 

No site, a política de troca também pode ser verificada. Vale reforçar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de sete dias, a partir da data de recebimento do produto ou instalação do serviço, para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial. Ainda assim, todo cuidado é pouco nas compras feitas em sites de outros países. Os consumidores devem tomar cuidado com os sites estrangeiros, visto que normalmente não possuem sede administrativa em nosso país, não estando sujeitos à nossa legislação.

 

Entre os presentes mais procurados nesta época, destacam-se as flores e cestas de café da manhã. No caso das flores, o Procon destaca que a alta procura faz com que os preços aumentem; sendo assim, é indicado que o consumidor pesquise o valor, o tipo de flor e o arranjo. Já no caso das cestas, o órgão reforça que o consumidor se informe sobre o número de itens, marcas e quantidade dos produtos, enfeites, entre outros. 

 

Nas cestas, os itens não alimentícios devem ser embalados separadamente.  Na compra de algum desses produtos, o ideal é que o consumidor tenha por escrito a descrição do produto comprado e atente aos itens que compõem sua compra, além das informações de entrega do presente, como data, horário e local.

 

Para registrar reclamação, a sede do Procon Natal fica situada na rua Ulisses Caldas, 181, no bairro da Cidade Alta, funcionando no período de 8h às 14h. Se preferir, o consumidor pode ligar para o telefone 3232-9050, e para qualquer esclarecimento ou dúvida a repartição disponibiliza o Whatsapp 98870-3865 e o e-mail, procon.natal@natal.rn.gov.br.

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