SME e Promotoria da Educação vistoriam Centros Infantis

Ricelli Araújo/SME

Durante toda a manhã desta sexta-feira (07), a titular da Educação, professora Cristina Diniz visitou três unidades de ensino localizadas na zona Oeste de Natal, acompanhada da promotora de Justiça da Educação, Zenilde Alves. A proposta da visita é vistoriar in loco as condições das unidades escolares para o processo de retorno gradativo das atividades presenciais e híbridas na Rede Municipal de Ensino. A visita aconteceu nos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Maria Luiza Santos de Souza, Professora Marilanda Bezerra Paiva e Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes.

“Esta visita significa uma integração entre a Educação de Natal e o Ministério Público do RN, que acompanha frequentemente as nossas atividades, planejamentos e mantém uma boa relação de diálogo com a Secretaria. As visitas se iniciaram antes mesmo da recomendação que recebemos do Ministério Público. É muito boa essa integração, pois com a recomendação de retorno das aulas no sistema híbrido, nós estamos vendo os Centros de Educação Infantil que estão em condições desse retorno”, destacou a professora Cristina Diniz.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, cada Centro Municipal de Educação Infantil, por exemplo, executou o próprio plano de retorno com base no plano maior feito pela Secretaria Municipal de Educação e estabelecendo também uma parceria com o Sebrae e Sesi RN que estão neste momento, realizando a leitura do plano individual de cada unidade de ensino. A proposta é apontar ainda o que precisa melhorar, e o que precisa ser adquirido em termos de documentos. Além da aquisição de equipamentos por parte da SME, os gestores estão também adquirindo equipamentos com os recursos financeiros que recebem e que é de autonomia da unidade de ensino administrar.

A promotora de Justiça da Educação, Zenilde Alves destacou a recomendação emitida pelo Ministério Público para que o município apresente um calendário de retorno das atividades, mas também observou de maneira positiva as ações implementadas nas unidades visitadas pelo Ministério Público da Educação. “A instalação dos equipamentos de biossegurança é fundamental para o retorno das atividades nas unidades de ensino”.

Gestora do CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, Dumara Alves relata o momento de esperança para o retorno das atividades presenciais. “Nosso CMEI está se preparando e visualizando o dia de recebermos nossas crianças. No entanto, estamos também observando as condições de saúde e de biossegurança para que possamos retornar. Estamos planejando, estamos mantendo contato com as crianças, com atividades no formato não presencial. Mas, nosso desejo é voltar com a presença das crianças”. O CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza atende 301 crianças nas etapas de creche (1 a 3 anos de idade) e pré-escola (4 e 5 anos e 11 meses).