Vacinação em Natal atinge mais de 240 mil doses aplicadas

Manoel Barbosa/Secom

Desde o início da campanha de vacinação em Natal no dia 20 de janeiro até o momento, mais de 240 mil doses foram aplicadas, mostrando toda a eficiência da estrutura de aplicação montada pela Prefeitura de Natal. Durante a semana, a população pode procurar um dos seis drives de vacinação (Arena das Dunas, UNP da Avenida Engenheiro Roberto Freire, OAB, Ginásio Nélio Dias, Via Direta e SESI), ou uma das 35 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, estão sendo vacinados idosos a partir de 61 anos. Para essa faixa etária o Ministério da Saúde enviou as vacinas da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

Além disso, nos pontos de vacinação da capital, também está sendo disponibilizada a segunda dose da Oxford, que tem intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e a segunda dose. Para se vacinar é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

“Montamos uma estratégia de aplicação eficiente e voltada a oferecer o escoamento mais rápido dessas vacinas. Estruturamos a rede, compramos máquinas para armazenar os imunizantes, treinamos o nosso pessoal, organizamos os pontos de vacinação e a partir do momento que recebemos as doses já encaminhamos para os locais de vacinação. A Prefeitura de Natal tem cumprido com a sua responsabilidade desde o início da campanha. Os números comprovam isso. Já são mais de 240 mil doses aplicadas”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Quanto às intercorrências relacionadas à falta de vacinas da Coronavac/Butantan, a Prefeitura esclarece que essa é uma questão nacional e se deve aos problemas na fabricação do imunizante ocasionada pela falta de insumos. Essa situação motivou a paralisação da produção de novas doses, gerando as dificuldades de distribuição por parte do Governo Federal. A gestão municipal ressalta ainda que havia uma autorização do Ministério da Saúde para utilizar todo o quantitativo de doses da Coronavac sem necessidade de armazenamento para garantir a aplicação da segunda dose, confiando na continuidade da produção.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não há motivo para preocupação para quem está próximo de completar 28 dias de intervalo entre as doses ou até passou desse período: “Os últimos estudos indicaram que é mais vantajoso esperar mais para tomar a segunda dose da Coronavac. Além disso, não há prejuízo para a imunização caso a segunda dose seja aplicada após os 28 dias. O que não pode acontecer é deixar de tomar a segunda dose. Estamos aguardando a regularização do envio de mais doses por parte do Governo Federal para sanar esse problema”, destacou o titular da SMS, George Antunes.