Kit de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar é distribuído para alunos da Rede Municipal


Kit de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar é distribuído para alunos da Rede Municipal


Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Natal matriculados no ano letivo de 2020 começaram a receber nesta quinta-feira (22), o Kit de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar. A distribuição acontece nas 146 unidades de ensino conforme cronograma de distribuição das cooperativas credenciadas para fornecerem os insumos alimentícios da agricultura familiar. Toda entrega dos gêneros alimentícios deve acontecer pelos próximos 15 dias. O investimento com recursos de origem federal totaliza R$ 1.630.114,70. 

De acordo com a chefe do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Milena Fabrini de Paiva cada estudante matriculado vai receber um kit alimentar contendo 1kg de batata doce, 2kg de banana, 2kg de abacaxi e 1kg de polpa de frutas de sabores variados (cajá, goiaba, acerola e manga). O quantitativo de produtos que compõem o kit para cada estudante é calculado pelas nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da SME. 

A aquisição dos alimentos produzidos pelo segmento da Agricultura Familiar está prevista em lei. O artigo 14 da Lei nº 11.947/2009, destaca que “do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas”. As cooperativas Coopafama, Guancoop, Assoprove, AFCC e APBMAG foram credenciadas para o fornecimento dos gêneros alimentícios. Cerca de 208 agricultores foram beneficiados com a aquisição dos produtos. 

De acordo com Milena Fabrini de Paiva, as cooperativas estão executando a entrega dos produtos e as unidades de ensino estão se organizando para efetuarem a distribuição aos pais e/ou responsáveis pelos estudantes.  “A SME está dando todo o apoio na logística da entrega e as nutricionistas estão visitando as escolas para garantir a segurança dos alimentos, a forma de condicionamento e as necessidades de cada unidade de ensino”, frisou Milena Fabrini. Para saber a data e o horário da distribuição os responsáveis pelos estudantes devem procurar a direção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou da Escola de Ensino Fundamental que o estudante está matriculado. 

A distribuição do kit aconteceu nesta quinta-feira nas Escolas Municipais Professora Iapissara Aguiar e Professor Herly Parente, localizadas na região Norte da cidade. A auxiliar de serviços gerais, Maria Iranice Bezerra foi receber o kit do neto José Lucas Andrade da Silva, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar. “Estava bastante ansiosa. Diante da situação que estamos vivendo é um kit muito importante. Estou agradecida”. Quem também compareceu na escola foi Valdir Rodrigues de Moura. Ele é pai de Vitor Gabriel Dias de Moura, aluno do 6º ano da mesma escola que José Lucas. “Neste momento difícil, tudo é muito bem-vindo. Estamos precisando”, destacou. Além dos alunos das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, alunos de nove escolas filantrópicas credenciadas pelo FNDE também irão receber o kit de alimentação.

Para a secretária de Educação, professora Cristina Diniz, “os gêneros alimentícios vão complementar a nutrição dos alunos, diante de um período tão difícil vivenciado por toda humanidade”, além de fortalecer a economia voltada para os pequenos agricultores do Rio Grande do Norte.
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389