UPA de Pajuçara: tecnologia a favor da saúde


UPA de Pajuçara: tecnologia a favor da saúde

No lugar de fichas e cadastros em papel, monitores com tecnologia touch screen. Ao invés de prontuários impressos, leitores de dados que identificam o atendente, o paciente e a medicação ou procedimento em uso. Para impressão, apenas cartões de identificação em PVC e pulseiras coloridas, que registram o quadro clínico dos pacientes. Esse é o cenário da nova Unidade de Pronto Atendimento do Pajuçara, inaugurada pela Prefeitura do Natal nessa quarta-feira (9), em solenidade com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A UPA funciona para atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia e pode atender até mais de 300 pacientes diariamente. Exemplos do cenário tecnológico da unidade são os sistemas de Classificação de Risco e Gestão de Fluxo, criados pela pernambucana MV, empresa brasileira de software especializada em gestão de saúde. Os aplicativos permitem classificar os pacientes emergenciais por prioridade, e não por ordem de chegada; e controlar o tempo de atendimento com precisão e segurança. “As novidades são consequências de um trabalho baseado em inovação e excelência. Nossos softwares contam com design e conceito em sintonia com as melhores tendências do mercado”, explica o presidente da MV, Paulo Magnus.

O software de Classificação de Risco utiliza o Protocolo de Manchester, já implantado em países como Portugal, Suécia, Holanda, Espanha, Canadá e Inglaterra. O protocolo é uma metodologia de trabalho que consiste em identificar a queixa inicial do paciente, seguir o fluxograma de decisão e, por fim, estabelecer o tempo de espera de acordo com a gravidade. Todo o processo é informatizado e o paciente recebe uma pulseira com a cor respectiva ao seu atendimento.

“A intenção é garantir benefícios como maior agilidade no atendimento aos pacientes, redução de custos com a impressão de arquivos, mais precisão nas prescrições de procedimentos e medicamentos, além de um atendimento mais humanizado”, aponta Paulo Magnus. Todas as informações, segundo ele, são armazenadas eletronicamente. Dessa forma se ganha em segurança, agilidade e disponibilidade do histórico clínico e de atendimentos dos pacientes.

A tecnologia utilizada na UPA de Pajuçara é a mesma aplicada na Unidade de Pronto Atendimento de Imbiribeira, em Recife-PE, inaugurada há quatro meses e que, assim como a de Pajuçara em Natal, é a primeira de Pernambuco a abolir o uso do papel nos seus procedimentos e a utilizar o Protocolo de Manchester (Inglaterra) informatizado.

A UPA de Pajuçara conta com uma equipe formada por 150 profissionais. Possui quatro consultórios médicos, 12 leitos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico.

Como funciona o atendimento na UPA de Pajuçara:

1º passo: Ao chegar à unidade de saúde, o paciente se dirige ao totem de auto-atendimento para retirada de uma senha.
2º passo: Após retirar a senha, o paciente aguarda a chamada para a classificação de risco (ou triagem) através de paineis de LCD com aviso sonoro.
3º passo: A classificação de risco é feita diretamente no sistema, através de monitores com tecnologia touch screen, sem uso de papel. Ao final, uma pulseira com a cor correspondente é impressa e afixada ao braço do paciente.
4º passo: De acordo com o grau de prioridade, o paciente é chamado para o atendimento, que é registrado pelo médico de forma eletrônica, em computadores interligados em rede. Com essa tecnologia, todo procedimento solicitado pelo médico é enviado em tempo real para o setor responsável (farmácia, laboratório, corpo de enfermagem, etc.). Através do prontuário eletrônico, o médico tem acesso ao histórico completo do paciente, na tela do computador.

Tabela de cores para identificação de prioridade de atendimento

COR SITUAÇÃO
Vermelho EMERGENTE
Laranja MUITO URGENTE
Amarelo URGENTE
Verde POUCO URGENTE
Azul NÃO URGENTE

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