UBS São João volta a oferecer oficinas de antitabagismo


UBS São João volta a oferecer oficinas de antitabagismo
Foto: Google Maps

A Unidade de Saúde São João, volta a ofertar oficinas antitabagismo para os moradores que desejam parar de fumar em Natal. As oficinas haviam sido temporariamente suspensas devido à unidade ser umas das referências em tratamento do Covid-19 no município, mas agora voltam a funcionar de forma remota e com distribuição de medicamentos presenciais na unidade.

A retomada das oficinas aconteceu após a observação de uma procura maior pelo serviço devido à ansiedade gerada pela pandemia do novo coronavírus, o que gerou um aumento de consumo entre os tabagistas. E têm a intenção de alertar sobre os benefícios respiratórios que o abandono do vício pode causar.

“O fumante que procura um grupo antitabagismo, pode ainda não estar pronto para deixar o hábito de fumar cigarros, mas já tem consciência de que algo precisa ser feito. Sabe-se que o Covid19, após sua fase inicial, o órgão que primeiro ataca é o pulmão causando diversas complicações, com trombos em seus alvéolos, por exemplo. Se o paciente já é fumante esse quadro poderá ser ainda mais grave, ou seja, o risco de complicações é maior. Lembramos que além da pandemia que enfrentamos as outras doenças decorrentes do hábito de fumar estão presentes e carecem a nossa atenção.”, comenta o médico Flávio Venício Marinho Pereira, médico ginecologista/obstetra e médico de família, e responsável por ministrar as oficinas na unidade.

As oficinas são formadas por grupos e contam com sete reuniões semanais, com duração de uma hora cada, e os participantes também são acompanhados por uma equipe da unidade. “A oficina está aberta a todos os fumantes que desejem abandonar o vício. A cada semana abordamos temas de saúde, nutrição e de estímulo a bons hábitos. Na primeira semana eles relatam suas histórias, e a partir da segunda semana eles já podem receber a medicação oral ou dos adesivos de nicotina, de acordo com o caso.”, explica o médico, que vai realizar pela primeira vez a atividade online.

A primeira reunião do grupo antitabagismo na unidade acontece nesta quarta-feira (7), às 14 horas e os interessados podem se inscrever diretamente na unidade ou pelo telefone 84 98705-2155. As oficinas acontecem online na plataforma Google Meet através do link: https://meet.google.com/nzr-iopc-omt. Os moradores que não dispuserem de aparelhos que possibilitem o acesso à sala, poderão comparecer à unidade, onde será disponibilizada uma sala com o suporte e orientação de uma das enfermeiras do local.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389