USF Aparecida promove trabalho psicossocial para as vítimas da tragédia em Mãe Luiza

A Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias de Saúde (SMS-Natal) e do Trabalho e Assistência Social (Semtas) promoveu nesta quinta-feira, 11, um acolhimento psicossocial em prol das famílias vítimas da tragédia da explosão de um botijão de gás, na Zona Leste, no último dia 7.  O acolhimento foi realizado na Unidade de Saúde da Família Aparecida, localizada no bairro de Mãe Luiza.

O intuito deste trabalho é o atendimento às pessoas que estão sofrendo com o luto e o estresse pós-traumático, causados pelas perdas humanas e bens materiais na tragédia.

O encontro aconteceu às 14h e estiveram presentes parte da equipe de profissionais da coordenação de saúde mental que compõem o Departamento de atenção especializada, DAE, sendo composta por:  Dulciana Costa (psiquiatra), Emanuelle Campelo (Psicóloga) e Milena Câmara (Psicóloga especializada em luto).  Em caso de problemas mais agudos, a equipe pode referenciar o necessitado para atendimento psiquiátrico ou psicológico para um tratamento.

“Essa ação é uma estratégia de cuidado em rede de atenção para nossos munícipes, visando o cuidado integral em consonância com a rede de atenção à saúde. Lidar com eventos trágicos com perdas humanas é uma situação psíquica limítrofe para qualquer pessoa, para tanto faz-se necessário um olhar empático para amparar amigos e familiares que sobreviveram à tragédia”, comenta George Antunes , Secretário de Saúde de Natal.

“A SEMTAS , enquanto Política de Acolhimento e Assistência social,  se preocupa com as famílias atingidas por essa tragédia em Mãe Luíza.  Dessa forma, nosso serviço de proteção para situações de calamidades públicas e emergências está atuando para dar suporte de assistência e concessão de benefícios para às famílias”, afirma Adjuto Dias, secretário da Semtas.