Semana do Meio Ambiente é encerrada com distribuição de mudas

Neste sábado, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente a Prefeitura do Natal encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente com a distribuição de mudas frutíferas em vários pontos da cidade. Na Praça Augusto Leite, no Tirol foram entregues à população três mil plantas de diversas espécies. Participaram da ação, que durou toda a manhã, das 8h às 12h equipes das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur).

Segundo o secretario adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, há seis anos ocorrem doações de mudas no local. “Esse ano o objetivo do evento é divulgar as ações da Prefeitura que incentivam a preservação do meio ambiente, além de promover a conscientização da população sobre a importância da arborização da cidade, para que ela ocorra de maneira correta”, diz.

“Esse é o primeiro ano com a distribuição de espécies frutíferas de médio e pequeno porte como pinha, acerola, mangaba, goiaba entre outros vegetais que podem ser plantados no quintal de casa, atendendo uma necessidade percebida ao longo das outras campanhas, já que antes distribuíamos espécies nativas”, explica a diretora do Departamento de Paisagismo da Semsur, Melissa Sales.

Para a secretaria de Turismo de Caicó, Anaisia de Araújo, que esta em visita à Natal e passava pelo local no momento, esse trabalho da Prefeitura é de grande valor para a comunidade. “Ações como esta são importantes para estimular na população o desejo de preservar o meio ambiente, onde cada um faz a sua parte começando pela sua casa”, afirma.

Além da doação de mudas também foram feitos plantios de árvores na Praça com o apoio da população. As equipes orientavam sobre a maneira correta de plantar os vegetais e distribuíam cartilhas educativas para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar das árvores com responsabilidade.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon), que doou as mudas, esteve no local trabalhando de forma integrada com a Prefeitura. De acordo com a representante de uma das empresas parceiras do sindicato, Marali Texeira, está é uma forma das construtoras atuarem na mitigação dos impactos ambientais que causam.

O evento que é simultâneo também aconteceu na zona Oeste, na Praça Guarapes e na zona Norte, na Praça Nova Natal. Ao todo, forma distribuídas seis mil mudas de frutíferas.