Pedra fundamental do Ecoparque Bom Pastor será lançada dia 31

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura do Natal lançará nesta segunda-feira (31) a pedra fundamental do Ecoparque Bom Pastor. A solenidade acontecerá às 10h, na área pública ao lado da Escola Municipal Francisca Ferreira, no bairro do Bom Pastor, zona Oeste, e contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa.

A ideia central do projeto Ecoparque Bom Pastor é transformar a área pública atualmente ocupada por um lixão, em um equipamento urbano de preservação ambiental e lazer. O Ecoparque servirá de modelo de sustentabilidade, utilizando-se de diversas tecnologias e materiais que preservem e protejam o meio ambiente.

O projeto foi concebido a partir de sugestões de educadores, alunos, pais e outros parceiros vinculados à Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, que fica vizinha à área onde o Ecoparque será instalado, e foi desenvolvido por técnicos do Departamento de Projeto e Planejamento Urbanístico e Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

De acordo com secretario adjunto da Semurb, Carlos da Hora, “o Ecoparque vai beneficiar não só a comunidade do Bom Pastor, mas de todos os bairros que ficam no seu entorno”, ressalta.

Atividades e ações
A proposta prevê, em uma primeira etapa, estacionamento, ciclovias arborizadas, bicicletário, pista de “cooper”, prédio da administração (com espaço para oficinas, biblioteca, Guarda Municipal e banheiros), quadra de vôlei de areia, quadra de futebol de areia, anfiteatro, área de jogos de mesa e de meditação, mirante, circuito de arvorismo, área de flexão, playground, academia da Terceira Idade, jardim vertical e pórtico com guaritas.

Já ligado à preservação ambiental estão sendo pensados projetos e ações como o uso de borracha de pneu reciclado para a construção do passeio de pedestres, sistema de iluminação a energia solar, iluminação dos ambientes com aproveitamento da luz do sol, descargas a vácuo, reuso de água, estruturas construídas com madeiras de reflorestamento e cobertura com telhas produzidas a partir de embalagens longa vida recicladas.