Nova muda será plantada em substituição à Árvore da Cidade

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), programou para esta sexta-feira (28), às 16h, o plantio de uma nova muda em substituição à “Árvore da Cidade”, que homenageava o folclorista Luiz da Câmara Cascudo. Segundo laudo técnico da Semsur, a árvore estava sem vitalidade e apresentava risco de queda. Por isso, foi retirada nesta quinta-feira (27) do canteiro da Av. Duque de Caxias, Ribeira.

No local, será plantada uma muda de gameleira, árvore brasileira nativa de grande porte que pode atingir entre 10 e 20 metros de altura. A família de Luiz da Câmara Cascudo foi convidada pela Prefeitura, por intermédio da advogada Camila Cascudo, a participar do plantio da nova muda.

Segundo a responsável pelo setor de arborização da Semsur, Lindalva Nobre, a medida foi necessária porque a planta estava sem vitalidade há cinco meses e apresentava risco à população. “Por ser muito antiga, corria risco iminente de queda. A Semsur tem obrigação de retirar vegetais sem vitalidade para evitar acidentes de queda dos galhos – e até da própria árvore – sobre pedestres e veículos”, enfatizou.

O processo de retirada da árvore ainda será concluído na manhã desta sexta-feira com a extração da raiz, para que o solo do canteiro possa ser preparado para receber a nova árvore à tarde.

A lei nº 6.058 de 26 de janeiro de 2010 disciplina a poda e o abate de árvores na capital. O artigo 12 ratifica que a supressão ou poda só poderá ser autorizada quando a árvore ou parte dela apresentar risco iminente de queda e quando o estado fitossanitário da árvore justificar, como foi o caso da “Árvore da Cidade”.

A lei determina ainda que as árvores de logradouros públicos, quando suprimidas, deverão ser substituídas pela Prefeitura, de acordo com as normas técnicas, em um prazo de até 30 dias após o corte. No caso específico da árvore da Duque de Caxias, a substituição será realizada de forma imediata.