Vacinas contra gripe estão disponíveis nas unidades de saúde de Natal

Mais de 73 mil doses de vacina contra gripe estão disponíveis nas unidades de saúde de Natal para imunizar os idosos acima de 60 anos. A Secretaria Municipal de Saúde envolveu mais de 1500 profissionais nessa campanha e montou mais  de 170 postos (fixos e voltantes) para atender a população.

A Campanha Nacional de Vacinação em Natal foi aberta no última sábado (25) pelo prefeito em exercício, Paulinho Freire, na Unidade Referência de Assistência ao Idoso, na Ribeira. O evento contou com a participação dos idosos da Associação Natalense da 3ª Idade, que apresentou coreografias do Pastoril, ensaiadas pelo grupo.

Em seu discurso de abertura da campanha de vacinação, Paulinho Freire reafirmou  o compromisso  da atual gestão com a saúde. “É nossa prioridade, apesar das dificuldades que encontramos. Mas vamos trabalhar muito para que toda saúde de Natal passe a funcionar”, disse. Em seguida, o prefeito acompanhou a aposentada Maria Salete Silva, 64 anos, a primeira idosa vacinada desta campanha na capital.

Depois dela, afila de idosos para receber a vacina se formou. A aposentada Geralda de Paula Cabral, 82 anos, era uma das mais animadas. “Todo ano eu tomo a vacina e faz muitos anos que eu não sei o que é uma gripe”, revelou.

Outra que também fez questão de confirmar a eficácia da vacina foi a costureira Irene Virgínia Pessoa, 82 anos.  “Trabalho costurando vestidos de noiva e não tenho tempo pra ficar doente, por isso todo ano tomo a vacina e nem lembro mais da última gripe que tive. Essa vacina é uma bendita! Depois que comecei a tomar aposente de vez a inalação com eucalípto. Isso agora é coisa do passado”.

Quem não possuir cartão de vacinação pode se dirigir aos postos ou aos grupos de idosos e requisitar um novo cartão ou caderneta de saúde da pessoa idosa. Foi o que fez doa Geralda Dias, 71 anos, que recebeu um cartão novo. O documento traz, além do controle de vacinas, informações sobre o  Estatuto do Idoso, ficha para preenchimento com dados do portador e anotações importantes do usuário.

Em 2008 a campanha de vacinação em Natal conseguiu superar a meta, imunizando mais de 80% da população idosa. Para este ano, a SMS espera vacinar no mínimo 58 mil idosos.