Tratamento contra o vício à nicotina é tema de capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e com o Ministério da Saúde (MS), promoveram a “Capacitação de Profissionais de Saúde sobre Abordagem Intensiva no Tratamento de Fumantes no Sistema Único de Saúde - SUS”, nesta quarta-feira, (18/12), no auditório da Unifacex.

O evento durou toda a manhã com encerramento às 13h sendo direcionada aos médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos e todos os profissionais da rede de atenção básica interessados na implantação de grupos de tabagismo.

A programação da capacitação contou com acolhimento realizado por Alessandra Luchese, representando a Sesap. e Virgínia Medeiros, representando a SMS, expondo os objetivos da capacitação e abrindo o diálogo com os participantes. Temas como “Apoio medicamentoso”, “Tabagismo como dependência”, “Fatores dificultadores para a cessação do tabagismo” e “Entendendo o FORMSUS" foram abordados por profissionais de saúde de diversas especialidades durante o evento.

O tabagismo é uma doença crônica gerada por dependência à nicotina. A técnica de enfermagem e socióloga Capitulina Albuquerque, uma das palestrantes da capacitação, aponta que o tabagismo é uma doença muito complexa. Segundo Capitulina, "todos os usuários estão sujeitos à recaídas, por isso, se faz mais que importante a participação destas pessoas em grupos de apoio onde possam se esclarecer cada vez mais sobre o assunto”.

Já a chefe do Setor de Promoção à Saúde, Virginia Medeiros, explica que o intuito da capacitação é cada vez mais ampliar o serviço para o máximo de unidades de saúde e reforçar os hábitos saudáveis de toda a população, garantindo uma melhor expectativa e qualidade de vida.