A abertura da XII Olimpíada de Raciocínio MenteInovadora reuniu na tarde desta quarta-feira (04), gestores, professores, coordenadores e alunos para a etapa municipal promovida pela Mind Lab Brasil, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A competição é um momento em que as escolas municipais trocam experiências, vivenciam valores éticos, sociais e emocionais, incluindo uma oportunidade de compartilhar e praticar a diversidade de habilidades adquiridas durante as aulas do programa.

 

 A abertura contou com a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Ednice Peixoto dos Santos, que destacou o empenho das equipes para participarem da olimpíada, formada por estudantes das Escolas Municipais Prof. Antônio Campos, Monsenhor Joaquim Honório, Prof. Celestino Pimentel, Profª Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, Profª Zuleide Fernandes da Silva, Prof. Veríssimo de Melo, Prof. Ulisses de Góis, Prof. Waldson José Bastos Pinheiro, Nossa Senhora da Apresentação, Prof. Reginaldo Ferreira Neto, Prof. Luiz Maranhão Filho, Prof. Amadeu Araújo, Juvenal Lamartine e Ferreira Itajubá.

 

 

A aluna Ainhoa Leidiane de Lima Freitas, da E. M. Zuleide Fernandes fez o juramento do atleta narrando para os alunos os termos da olimpíada. “Assumo o compromisso de ser honesto e competitivo nestes jogos, respeitando, aceitando e colocando em prática o regulamento e as regras de Ouro da Olimpíada de Raciocínio MenteInovadora Mind Lab Brasil, com verdadeiro espírito esportivo. Sei que os jogos, oponentes, táticas e resultados mudam, mas essa experiência permanece para a vida”.

 

 

Entre as propostas do programa, são apontadas a compreensão do entorno estratégico, planejamento, execução e resolução de problemas, pensado de forma criativa, lidar com o ganhar e o perder, cooperar e trabalhar em equipe, jogar honestamente com espírito esportivo, o enfrentamento do novo e outras habilidades. Os jogos disputados foram Damas Olímpicas, Quoridor, Abalone e Octi

 

 

Segundo a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Milena Fabrini Paiva, desde 2014 que a Rede Municipal de Ensino de Natal desenvolve o programa MenteInovadora, que visa desenvolver habilidades emocionais e cognitiva em crianças, adolescentes e também com mediação dos professores por meio de jogos de raciocínio, na sua maioria jogos de tabuleiro.

 

 

“Essas Olimpíadas começam entre os meses de outubro e novembro nas escolas com a etapa na sala de aula. O melhor aluno da sala de aula vai para uma etapa da escola inteira e da fase da escola separa quatro alunos e os melhores são os representantes, que vem para este momento, competir com outras 17 escolas da Rede Municipal em duas categorias. A primeira categoria envolve todos os alunos do 4º ao 7º ano e a segunda do 8º e 9º ano. Na olimpíada, esses alunos são separados por equipes de cada escola e vão para as salas competir em várias etapas”, explicou Paiva.

 

 

O professor Lenilton Nascimento, do 5º ano da Escola Municipal Profª. Zuleide Fernandes, comentou que a preparação da equipe seguiu desde o início da aplicação do programa. “Estamos fazendo essa preparação desde o ano passado. No início de 2019, fomos uma das equipes que competiu em São Paulo. Então a nossa preparação teve uma continuidade e não teve a interrupção. E indo para São Paulo, precisou intensificar um pouco mais. Quando voltamos, já foi uma sequência para preparação dessa olimpíada. ”

 

 

A aluna Ainhoa Leidiane, da Escola M. Profª.  Zuleide Fernandes, que já foi campeã por três vezes e conseguiu um 4º lugar na competição de São Paulo, mencionou que a rotina de treinamento para olimpíada é uma experiência incrível. “Na preparação a equipe treinava todos os dias, sempre na hora da aula, depois dava uma pausa, ficava duas, três horas treinando. Depois também ficava mais três horas, sempre treinando online”, disse a estudante.

 

 

Na Olimpíada do Raciocínio cada jogo foi cronometrado até no máximo 15 minutos de duração e teve o acompanhamento direto da equipe da Mind Lab Brasil que foi composta de Silvana Cardoso (coordenadora regional), Jullyanne Azevedo, Rosa Medeiros, Francinetti Queiroz e Hudson Ricardo. A coordenadora regional comentou da disputa. “A olimpíada é a ocasião para se analisar e colocar em prática as teorias e regras que os alunos aprenderam em sala de aula. É mostrar na prática o que é ser ético, respeitar o outro”.

 

 

Cada equipe participante recebeu um certificado. A equipe vencedora do Nível 1 (4º ao 7º) foi da E. M. Profª. Zuleide Fernandes e formada por Iago Lima de Azevedo (Damas Olímpicas), Heloísa Hellen Silva da Costa (Quoridor), Hewerton Breno P. Soares da Silva (Abalone), Ainhoa Leidiane de Lima Freitas (Octi) e o professor Lenilton Batista do Nascimento. A equipe ganhou uma final de semana em um resort no Estado da Bahia.

 

 

A equipe campeã do Nível 2 (8º e 9º ano) foi da E. M. Prof. Celestino Pimentel formada por Gustavo Henrique Macedo Souza (Octógono), João Vitor Ventura Damasceno (Damas Olímpicas), Kawan Dantas Soares Duarte (Bloqueio), Jason Vinicius Martins de Lima (Abalone) e a professora Gabriela Gomes de Lima Costa, que ganharam cada, um smartwatch.