Os professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Natal, puderam conhecer nesta segunda-feira (07), a Igreja Messiânica Mundial de Natal. A visita fez parte de uma das aulas da formação continuada deste ano, organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

No primeiro momento, os professores participaram do culto messiânico, onde há leituras da liturgia e alguns outros rituais da religião messiânica. Logo depois, os professores foram encaminhados para o auditório da igreja, onde eles puderam tirar as suas dúvidas sobre a crença messiânica.

 

 

A Assessora Pedagógica do DEF e Ensino Religioso, Maria do Socorro de Oliveira explicou o objetivo da formação “O nosso objetivo hoje foi proporcionar aos professores de Ensino Religioso o conhecimento sobre as diferentes culturas religiosas. ”

 

 

Themis Andreia Lessa Machado de Melo, professora de Ensino Religioso da Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, localizada no bairro Cidade da Esperança falou da experiência. “Eu achei muito interessante toda a perspectiva da igreja, apesar de conhecer alguns credos, alguns ritos, mas nunca tinha vindo aqui. Foi muito importante já que é mais uma religião que nós conhecemos em detalhes. Muitas dúvidas foram tiradas, muitos pontos foram esclarecidos, nós pudemos conhecer um perfil da Igreja Messiânica, desde a liturgia, até os ritos, as crenças, doutrinas e os valores que eles trabalham. 

 

 

A Igreja Messiânica Mundial foi instituída no Japão, em 1935, por Mokiti Okada, Meishu-Sama (Senhor da Luz). No Brasil, a instituição possui, atualmente, cerca de um milhão e oitocentos mil seguidores, sendo destes, mais de meio milhão de ministrantes de Johrei, presentes em aproximadamente 500 unidades religiosas denominadas Johrei Centers. No exterior, ela pode ser encontrada em mais de 90 países. 

 

 

O altar da Igreja Messiânica tem três pontos significativos, do lado esquerdo está presente a Ikebana (arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado), representando o belo, o mundo material, do lado direto está presente o retrato de, Meishu-Sama (fundador da igreja messiânica) e no centro está presente uma escrita japonesa que significa supremo Deus.

 

 

Os messiânicos também colocam como prioridade a alimentação orgânica, acredita-se que o alimento orgânico tem mais energia vital, já que o alimento industrializado e transgênico passa por muito processamentos antes de chegar à mesa. Essa prioridade também se faz necessária para que os fiéis não precisem fazer o uso de remédios, e mantenham a saúde apenas por meio da alimentação.

 

 

A liturgia messiânica em sua maioria trata do homem dentro do seu dia a dia, e se mostra muito maleável, colocando como prioridade a felicidade de cada um. Além disso, a religião permite que uma pessoa se case mais de uma vez na igreja.