Os mediadores, facilitadores e articuladores do Programa Novo Mais Educação participaram, na manhã desta terça-feira (27/08), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), de uma palestra de formação com o tema “Pedagogia de Projetos: prática para uma vida integral”.
A palestra foi proferida pela professora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, Sheila Castro, com o propósito de fomentar, nos educadores, o desejo de ensinar para a vida. “Educação não pode ser vista ou permanecer no lugar de isolamento. Escola é um espaço de vida. Então, o educador precisa desejar transformar o outro e ir se transformando nesse processo de educar”.
A chefe do Setor de Tempo Integral, professora Luciane Medeiros, falou sobre o funcionamento. “É um programa do Governo Federal que está na Rede Municipal de Ensino desde 2008, com contrapartida de recursos municipais. É extremamente importante, porque proporciona aos alunos uma extensão do horário habitual, mas que essa extensão com qualidade, na visão do sujeito integral, que estuda e pratica o conhecimento para toda a vida”.
Ainda de acordo com a professora Luciene, o “Novo Mais Educação” propicia que o aluno tenha uma educação diferenciada no seu processo educativo, que é justamente a ampliação com oficinas, artes, esportes, acompanhamento pedagógico na área de letramento e matemática, que favorece aos alunos com alguma dificuldade no processo de aprendizagem. O programa acontece em 34 escolas de Ensino Fundamental nas quatro regiões administrativas da cidade.
A mediadora Viviane Moura Pereira, que trabalha a parte de letramento na Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, comentou da importância da palestra na formação dos integrantes do programa. “Essa palestra é importante, porque nos ensina a aprender a trabalhar mais com os projetos e a investigar mais os alunos. Na escola que eu trabalho, precisamos olhar muito para o aluno como um todo. Como disse a palestrante, não precisamos ficar focados apenas nas disciplinas específicas. É preciso abrir o leque de oportunidades para os alunos”.
“O trabalho do programa se apresenta como um espaço diferente do habitual. É um espaço que atende uma lógica de implantação de uma proposta de educação integral, que amplia os tempos de permanência dos alunos na escola, e que, de certa forma, insere o estudante na escola em uma rotina diferente que a escola está acostumada a ter. O Mais Educação imprime uma rotina diferenciada na escola e responde uma lógica de promoção à educação integral”, destacou o professor Judson Cavalvante, que trabalha desde 2012 na Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade.