Professores e alunos da rede pública de Natal comemoram participação na Campus Party

Crédito da imagem: Manoel Barbosa

Uma tarde de muita movimentação para os alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram da programação da Campus Party Natal neste sábado (17/08). O evento, que acontece no Centro de Convenções de Natal, abre espaço para estudantes e professores conhecerem os avanços da tecnologia e robótica.

“Eu estou achando tudo bem legal e estou me divertindo muito”, disse Hadrian Emanuel Leite da Silva Bune, de sete anos e matriculado no Nível IV do Centro Municipal de Educação Infantil Galdina Barbosa Silveira Guimarães. Hadrian e os colegas de sala aproveitaram, por exemplo, o espaço montado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL), com aulas de Badminton.

Enquanto os alunos do CMEI Galdina Guimarães se divertiam com todas as novidades do espaço, um grupo de estudantes da Escola Municipal 4º Centenário apresentavam o resultado das pesquisas e estudos em robótica desenvolvidos em sala de aula. “Poder participar deste evento é um privilégio. Estou muito feliz em apresentar o nosso trabalho de robótica. A Campus Party está oferecendo uma grande oportunidade para apresentarmos nosso trabalho, mas também para que outros estudantes possam também aprender e desfrutar disso tudo”, destacou Enzo Henrico Santana de Araújo, de 15 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.

A gestora pedagógica do CMEI Professora Carmem Maria Reis, Dalijane Marques, que estava acompanhando os alunos, destacou a importância do evento. “É um momento especial na vida deles, pois estão tendo acesso e conhecendo um universo de novas tecnologias. Eles se encantaram com um jacaré (robô) todo feito de material reciclado”, disse a gestora.

.

Selecionada para participar da Formação de Robótica Educacional, que tem como parceiro da Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a professora de Geografia da Escola Municipal Professor Zuza, Lydianne Kaline Sousa do Nascimento, falou da importância de inserir a robótica desde o processo de alfabetização das crianças. “Essa formação em robótica tem como objetivo levar para as escolas públicas um novo conhecimento. É uma iniciativa muito positiva, porque os alunos participam de todo o processo. É primordial no contexto de mundo atual, uma vez que o mercado está todo inserido dentro da tecnologia”. A formação acontece no Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE) da Prefeitura do Natal.

A aluna da Escola Municipal Professor Zuza, Riedla Kelly Barbosa Félix, de 12 anos, e matriculada no 7º ano do Ensino Fundamental, era atenta para todos os detalhes. “Estou achando bem interessantes as palestras que falam do funcionamento da robótica. É uma oportunidade muito legal. Participei ano passado também”. Até o final da Campus Party Natal, cinco mil alunos da Rede Municipal de Ensino participam do evento.