Com o intuito de conhecer o lugar, a cultura e a história da comunidade quilombola, os professores e a equipe pedagógica da Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcanti visitaram à comunidade de Capoeira dos Negros, no município de Macaíba/RN. A aula de campo aconteceu no sábado (18).
- acordo com a diretora pedagógica Janaína Tavares, a escola realizou a visita com o objetivo de construir um projeto interdisciplinar em sala de aula sobre a cultura afrodescendente e que futuramente os alunos possam visitar a comunidade. A Capoeira dos Negros é a maior comunidade negra do Estado, onde vive cerca de 400 famílias.
O professor de História da Escola Municipal Francisco Varela, Felipe Tavares, fala da importância da aula de campo. “A possibilidade de conhecermos uma comunidade que tem hábitos diferentes, e uma trajetória histórica de vida diferente da maioria dos nossos alunos, faz com que os estudantes entendam que tem pessoas que vivem de outras maneiras”.
- o professor, muitos dos seus alunos negros, tem dificuldade de construir sua identidade. “Conhecer pessoas negras, como elas vivem e viveram no passado, vai ajudar esse aluno a construir a identidade deles e não terem receio e vergonha de se apresentarem como negros”, afirmou Felipe Tavares.
“A escola municipal já passou por diversas abordagens com os alunos sobre a cultura negra. A fim de mostrar para eles que também fazem parte dessa história e que respeito pelas diferenças precisam ser prioridades na vida de todos”, afirmou a diretora administrativa Kelen Dantas.
Os professores foram recebidos com um café da manhã com comidas típicas da região, apresentação de danças e a visita à Cruz de Capoeira, marco zero da comunidade. A próxima aula de campo vai acontecer com a turma do 8º e 9º ano.