O dia do nascimento do maior autor literário infantil do Brasil, Monteiro Lobato, 18 de abril, tornou-se o Dia Nacional do Livro Infantil, que é comemorado anualmente com várias ações. Seguindo essa programação, alguns Centros Municipais de Educação Infantil da rede municipal de Natal estão realizando atividades pedagógicas durante toda esta semana.
Como é o caso do CMEI Professora Carmen Maria Reis, que atende 220 crianças distribuídas em dez turmas, do nível III ao IV, e que promoverá, terça-feira (15), o Projeto “Meu autor”, que dá destaque às experiências que proporcionam aprendizagens e práticas cotidianas da leitura e escrita, à imaginação e a um comportamento leitor. A atividade terá escolha dos autores, cotação de histórias, cantinho da leitura e atividades lúdicas.
Segundo a gestora pedagógica, Dalijane Marques Hermínio, “este projeto tem como principal objetivo proporcionar, aos alunos, o gosto, hábitos e vivências em torno das leituras de histórias, conhecimentos acerca dos autores e suas obras. Assim, ofertamos, aos pequenos, o contato com textos, autores, personagens, livros, de forma que eles escolham um autor para o estudo”.
Já no CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, que atende 280 crianças, distribuídas em 20 turmas, do Berçário ao nível IV, está trabalhando o seu projeto trimestral sobre o Circo, com o tema: “O mundo mágico da Literatura infantil”. Segundo a coordenadora, Janeide Aquino dos Santos, o momento cultural “O Mundo Mágico da Literatura Infantil” foi pensado para oportunizar as crianças experimentarem duas linguagens, que são elas: leitura de imagens e artes.
“Partindo da leitura do livro Tamborim a um espetáculo de Virginie Guérin, despertamos, nas crianças, curiosidades sobre o circo e o que faz parte dele. Nesse momento coletivo com as crianças com todas as turmas, é possível vivenciar e representar papéis circenses, assim como fazer parte da plateia e apreciar o que os colegas preparam para apresentar. Dessa maneira, podemos envolver professores e crianças, convidando-os para um passeio na imaginação e criatividade”, ressalta.