Prefeitura define processo de transferência das famílias do Maruim

A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social, Projetos Estruturante e Regularização Fundiária (Seharpe) realizou na manhã desta terça-feira (27) uma reunião com as primeiras 11 famílias da Comunidade do Maruim que serão transferidas para novas casas no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal, nesta sexta-feira (30).

O objetivo da reunião promovida por técnicos do setor de Assistência Social da Seharpe teve o objetivo de informar as famílias sobre o processo de transferências para as novas moradias, repassando orientações de como se organizarem para a mudança, a necessidade de usarem roupas adequadas e de como preservar a estrutura do novo imóvel.

“A reunião é necessária para ajustarmos todos os detalhes com as famílias para que a mudança aconteça sem qualquer transtorno”, ressaltou o coordenador do Projeto Maruim, Anselmo Cortês.

Ação conjunta

Na tarde desta segunda-feira (26) foi realizada uma reunião na sede da Seharpe, em Candelária, com o objetivo de definir as ações de várias secretarias municipais no processo de transferências das primeiras famílias da comunidade do Maruim que acontecerá nesta sexta-feira (30).

Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semopi), de Serviços Urbanos (Semsur), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Segurança Pública de Defesa Social (Semdes) e a Urbana, além da participação de representantes da Companhia de Docas do Estado (Codern).

De acordo com o secretário da Seharpe, Francisco Canindé Fernandes, a Semurb irá demolir os barracos assim que as famílias deixarem o local; Urbana será a responsável por disponibilizar os caminhões que farão a mudança das famílias e recolher os entulhos das demolições dos barracos; A Semtas disponibilizará veículos para o transporte das famílias; A Semur foi acionada para fazer o plantio de árvores na calçada das casas novas no bairro das Quintas; e a Guarda Municipal a Codern e da Polícia Militar darão apoio logístico para o processo de relocação das famílias, tanto no Maruim quanto na chegada às Quintas. A Codern ainda será responsável por fazer a vigilância do local desocupado para impedir a construção de novas moradias no Maruim.

“A Comunidade do Maruim é uma das mais antigas de Natal. Tem famílias que moram no local há cerca de 40 anos. A transferência será um grande processo de melhoria tanto de moradia quanto para o porto de Natal que poderá ser ampliado com a remoção das famílias. Por isso, é necessário o envolvimento de todas as secretarias neste processo pioneiro da Prefeitura do Natal”, declarou o secretário da Seharpe, Francisco Canindé Fernandes.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) também está envolvida no processo de transferência das famílias do Maruim para as Quintas. Estão sendo providenciadas vagas nas escolas da rede municipal de ensino do bairro, entre escolas municipais e CMEIs, para as 25 crianças entre 13 e quatro anos de idade, o que facilitará o processo de adaptação das famílias.