Maternidade Leide Morais promove 1º Simpósio de Humanização de Parto

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, nesta sexta 23 e sábado 24 de abril, o 1º Simpósio de Humanização do Parto e Nascimento na Maternidade Prof. Leide Morais no Hotel Praia Mar.

O encontro, que é dirigido aos profissionais médicos ginecologistas, enfermeiros e profissionais da área obstétrica, conta com a participação de cerca 300 profissionais.

Segundo a diretora da Maternidade Leide Morais, Drª Edilza Pinheiro, o simpósio pretende orientar os profissionais que realizam parto, a estimular a humanização na assistência obstétrica e neonatal com incentivo ao parto vaginal e utilização da assistência baseada em evidências científicas.

Durante essa sexta-feira (23), houve a apresentação da diretora da Maternidade Prof. Leide Morais, Edilza Pinheiro, sobre o “Projeto Bem Nascer”; “Assistência ao Parto Baseada em Evidências” com a conferencista médica, Melania Amorim/UFPB; “Amamentação na Primeira Hora após o Parto” com o a conferencista, médica, Devani Pires. Além da conferência da enfermeira, Nívia Bezerra sobre “O Significado da Doula no Trabalho de Parto e Nascimento” e “Lei do Acompanhante e sua Realidade no Município de Natal”, apresentado pela palestrante Maria do rosário Vieira.

A programação do simpósio se encerra às 12 horas desse sábado, após a apresentação do conferencista, Flávio César que traz o tem “Acupressão no Trabalho de Parto: Um Recurso ao Alcance de Quem Cuida da Mulher nesse Processo”.

O simpósio conta com as parcerias da UFRN, Sesap, Conselho Regional de Enfermagem – COREN, Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RN – SOGORN, Associação Brasileira de Obstetrícia e Enfermeiros Obstetras –ABENFORN.