Prefeitura conquista ProJovem Trabalhador para Natal

Prefeitura conquista  ProJovem Trabalhador para Natal

Natal conquista duas mil metas para o ProJovem Trabalhador, que terá como objetivo principal preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. O Programa agora passa a integrar a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Departamento de Qualificação Profissional.

"Essa é sem dúvida uma grande conquista da Prefeitura do Natal para incentivar o jovem ao caminho da qualificação profissional e consequentemente para o mercado de trabalho. Estamos orgulhosos e felizes por cada jovem que terá uma excelente oportunidade de mudança positiva de vida através desse Programa", enfatiza o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

O Programa irá beneficiar, nesse primeiro momento, dois mil jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda mensal per capta de até um salário mínimo, e que em virtude de suas condições sócio-econômicas têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho. Para garantir uma vaga no ProJovem Trabalhador, o jovem deve ainda estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental, ou ainda, estar cursando ou ter cursado o ensino médio, e não estar ou nem ter concluído o ensino superior.

A Semtas já firmou parceria com as quatro instituições que irão realizar a qualificação social e profissional do Projeto ProJovem Trabalhador  – Juventude Cidadã nas quatro regiões administrativas do Município do Natal. O Núcleo de Desenvolvimento Social - NDS terá 20 turmas nas áreas de Administração, Alimentação e Beleza e Estética e beneficiará 500 jovens. O Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável ensinará a 550 jovens lições sobre Construção e Reparos, Educação e trabalho em Madeira e Móveis. A Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local terá 18 turmas que beneficiará 450 educandos com Metalmecânica, Serviços Domiciliares e Telemática. Já o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social (Indes) qualificará 500 jovens nas áreas de Turismo e Hospitalidade, e Vestuário.

Além da qualificação, o Programa prevê também uma bolsa no valor de R$ 100 para cada beneficiário. O ProJovem Trabalhador está previsto para ter início já no próximo mês de maio.