Semurb realiza plantio na área do Pavilhão de Eventos do Soledade

Plantar mais árvores para amenizar a temperatura da cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Essa tem sido uma das metas da Prefeitura do Natal dentro do Plano de Arborização. Nesta terça-feira, 20 de abril, foi a vez da área do Pavilhão de Eventos do Conjunto Soledade I, zona norte da capital. A equipe da secretaria de Meio Ambiente Urbanismo (Semurb) realizou o plantio de mudas no local.

O pedido foi feito pelo administrador do pavilhão, atendendo a sugestões da comunidade. Os técnicos da secretaria fizeram uma visita prévia ao local para definir a quantidade de mudas, o porte dos vegetais e as espécies a serem plantadas. A ação contou com a participação do Clube dos Desbravadores, formado por crianças e adolescentes da Igreja Adventista, com faixa etária de 10 a 15 anos.

A chefe do Setor de Arborização, que coordenou o plantio, Vera Lúcia Rodrigues, informou que o grupo está participando da ação em virtude das comemorações do Dia Mundial do Desbravador (24 de abril). Durante a ação eles receberam orientação dos técnicos da Semurb a respeito de como deve ser feito o plantio e os cuidados com a árvore.

Segundo Flávio Soares, técnico agrícola da secretaria as mudas escolhidas foram o ingá e o sabão de soldado porque se identificam com o tipo de solo. Ele explica que o plantio consiste basicamente em três etapas. “Primeiro é preciso fazer a abertura da cova com as dimensões apropriadas para receber o vegetal, segundo é a mistura do adubo e terra para fornecer os nutrientes, e por fim o tutoramento e amarração para dar sustentação ao vegetal seguida pela irrigação”, explica.

Para o administrador do local, José Carlos de Oliveira, esta ação vem para melhorar o espaço, que abriga os eventos e atividades sociais do bairro. “As árvores são essenciais para tornar o espaço mais agradável para quem visita”, diz. Para tanto, ele assinou um termo de compromisso que estabelece as condições para a manutenção das plantas, como irrigação e manejo do vegetal e no caso de perda dos vegetais, a sua substituição.

Já, Hellen Caroline de 15 anos, uma das integrantes do Clube de Desbravadores, diz que “Plantar árvores é muito importante, pois elas são responsáveis pelo ar puro que respiramos”, e que segundo os ensinamentos aprendidos no grupo “a natureza é um local onde podemos sentir mais a presença e Deus e por isso deve ser preservada”, conta.

As espécies utilizadas foram disponibilizadas pelo Horto Pitimbú, parceiro da Semurb nos plantios. Também participaram da ação técnicos dos setores de arborização e manejo ambiental da Semurb, além de funcionários da secretaria de Serviços Urbanos (Semsur).