Os alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela Pinheiro, localizada no bairro de Igapó, visitaram na última sexta-feira (14), o Santuário Ecológico da Praia de Pipa. Divididos em grupos os alunos apresentaram os conhecimentos teóricos recebidos em sala de aula, anunciando os roteiros na Língua Inglesa, relacionando ainda o código de conduta da floresta e as principais trilhas existentes na reserva ecológica.
A professora de Língua Inglesa e idealizadora do projeto, Sílvia Santos, explicou que a aula passeio faz parte de um trabalho interdisciplinar que dura todo o ano letivo. “O principal objetivo da aula passeio foi de ampliar a consciência à preservação da biodiversidade do litoral e perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente. Ainda aplicar alguns conhecimentos das disciplinas envolvidas.”
A aluna Maria Gilmara de Souza Silva, 14 anos, disse que o passeio foi marcante e o que mais chamou atenção foi o fato da paisagem ter uma visão ampla de tudo nos mirantes. “Em relação as tartarugas, achei muito importante as explicações, porque tem muita gente que não tem consciência da preservação, que sabe que aquilo que faz as tartarugas é errado, mas continua caçando e maltratando esses animais. É essencial ficar sempre lembrando da importância desses seres marinhos para o litoral do Rio Grande do Norte.”
De acordo com a professora de Ciências, Vilma Santos, os alunos estavam ansiosos pela aula de campo, porque ainda não conheciam o litoral sul. “Aqui é uma continuação do nosso trabalho na escola. O santuário já faz parte dos projetos na minha disciplina”.
No trajeto, alunos e professores observaram a exposição permanente do Projeto Tamara, onde aconteceu uma palestra sobre as tartarugas do tipo Verde, Cabeçuda, Pente e de Couro que desovam naquela parte do litoral potiguar. Ao final da trilha o grupo participou de um momento de lazer na praia do Madeiro.
O projeto da Escola Municipal Irmã Arcângela abrange outras disciplinas, com participação de atividades didáticas nas áreas de História, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. O encerramento do projeto na escola vai expor todos os conteúdos como textos, fotos e vídeos relacionados à preservação do meio ambiente, realizados pelos estudantes concluintes do Ensino Fundamental numa mostra coletiva.