Ações de combate às drogas nas escolas serão executadas pela Semdes

O projeto Escola Protetora da Vida: As Jovens Faces a Construir o Amanhã deverá ser iniciado na Escola Veríssimo de Melo e expandido para outras instituições em 2011

A equipe técnica do departamento de Direitos Humanos e Educação para a Cidadania da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) se reuniram na manhã desta terça-feira (13) com diretores e professores da Escola Municipal Veríssimo de Melo, localizada no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital. No encontro foi apresentado o projeto Escola Protetora da Vida: As Jovens Faces a Construir o Amanhã.

Com o slogan “Viver com Prazer: Diga não às Drogas”, o plano do departamento de Direitos Humanos da Semdes é realizar um trabalho de conscientização para a temática das drogas junto aos adolescentes.

A escola visitada servirá como projeto piloto neste ano e a previsão é de que na primeira quinzena de maio as ações sejam iniciadas junto aos alunos do 6º ano. Para 2011, a ideia é expandir o projeto para uma escola em cada região administrativa de Natal.

Inicialmente serão atendidos 360 jovens. As ações realizadas vão ser voltadas para a conscientização da problemática das drogas, sendo realizadas junto com atividades curriculares desses adolescentes.

A diretora de Direitos Humanos da Semdes, Patrícia Marinho enfatiza que: “O Escola Protetora da Vida: As Jovens Faces a Construir o Amanhã terá como objetivos articular uma rede de escolas e organizações voltadas para a questão de prevenção ao uso das drogas junto à população juvenil, contribuindo para que os jovens não entrem em situação de risco social, devido ao uso de drogas, prevenindo também a violência familiar e escolar e favorecendo a uma cultura dos territórios protetores da vida”.

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Leocádio, vê o projeto como uma forma eficiente de se trabalhar segurança pública junto à sociedade. “São ações como essa que levam a Semdes a entrar no contexto de defesa social, através da pratica da segurança cidadã. Essa iniciativa é uma forma de conscientizar nossos jovens para os perigos que as drogas oferecem”, frisou.