Três novas árvores nativas das espécies Craibeira, Aroeira e Ipê-rosa foram plantadas no canteiro central em frente à nova sede da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na manhã desta quinta-feira (6). O plantio teve como objetivo substituir, no futuro, as três árvores exóticas da espécie Nim, existentes no local. A ação foi uma pareceria entre a pasta municipal e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que doou as mudas das espécies nativas. 

Segundo o chefe do setor de arborização da Semurb, Maurílio Américo, as árvores exóticas oferecem uma ameaça ao ecossistema ao seu redor, uma vez que tais espécies não contribuem para a manutenção do ambiente e, em alguns casos chegam a dizimar os animais locais porque não oferecem alimentos a eles.

“O plantio de árvores nativas é algo que pode e deve ser incentivado, já que fomentam o reflorestamento local e a manutenção da fauna. Árvores não exóticas também são de difícil controle, pois, em alguns casos, as formas de tratamento para suas doenças não são acessíveis ou conhecidas. Ações como a que estão acontecendo hoje devem ser usadas como exemplo pela população” explica Américo.

A supressão das árvores exóticas só ocorrerá após as mudas recém-plantadas se adaptarem ao ambiente ao qual foram inseridas. Dessa forma, garantimos que a área no qual ocorreu o procedimento não ficará sem vegetação. A agrônoma do Idema, Auxiliadora Sertão, considera a forma como aconteceu o plantio ideal, pois, o ecossistema ao redor não sentirá os efeitos negativos que ocorrem após a supressão de uma árvore. 

A Semurb seguiu as normas que estão expressas na lei 6.058/2010 que disciplina o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo existente no Município de Natal. Respeitando, inclusive, a proporção estabelecida na referida lei orgânica.