A pedagoga Patrícia de Almeida Dantas foi classificada em 5º lugar no concurso “Sinfonia de Outono” com a poesia “Na Varanda”. O poema foi publicado no livro “Antologia de poesias, contos e crônicas – Sinfonia de Outono, Volume 7” da editora Casa da Poesia.
A professora Patrícia Almeida, atualmente é assessora pedagógica do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação de Natal e exerce sua função no Programa Tributo à Criança. Ela lembra que há quatro anos começou a sentir um desejo grande de voltar a escrever. Até então, publicava apenas nas redes sociais. Vieram muitos elogios de pessoas comuns, que não eram da área, incentivando a autora publicar os escritos.
O convite para participar dessa Antologia partiu um amigo da professora. “Vários poetas mandaram seus textos e para a minha surpresa o meu foi classificado em 5º lugar e classificado em Natal como o melhor poema. Fiquei muito feliz e hoje estou tomando muito prazer em compartilhar com outras pessoas esse meu talento”, disse.
“Em uma das escolas que trabalhei, conheci o poeta João Andrade, e foi a partir dessa aproximação que tive contato com outros poetas. Sou associada à Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, e em seguida, comecei a viver neste universo e compartilhar meu trabalho”.
A pedagoga que passou a integrar o quadro da Prefeitura do Natal no ano de 2009, conta também que teve três poemas publicados na revista Kukukaya Poesias. A revista tem por missão disseminar artigos culturais, poesias, contos e crônicas, escritos por diversos autores.
Ela relembra que o gosto pela poesia surgiu desde criança e por influência da família. “Meu avô e algumas pessoas da minha família sempre faziam cordéis de repente e eu cresci neste universo. Aos nove anos comecei a escrever sem saber o que realmente eu estava fazendo”.
Foi crescendo e tendo acesso aos trabalhos de produção de textos nas escolas. Passou a entender que já estava escrevendo poesias. “Na minha vida inteira passei por esse processo de construir e deixar de construir. Porque eu mostrava para as pessoas e elas não entendiam. Minha mãe era uma das minhas grandes incentivadoras”. Patrícia Almeida é filha da professora Tânia Almeida, homenageada como patronesse de uma das escolas da Rede Municipal de Natal.
5º lugar no Concurso “Sinfonia de Outono”
Poesia: Na Varanda – Patrícia Almeida
E olhando os céus
Contamos estrelas
Tomando banho
De lua cheia
Passando mais
De uma hora e meia
Sentido nos lábios
Um sabor familiar
Sentados ao vento
Sem querer calar
Confesso segredos
Guardados na alma
É lá por dentro
Uma calma
Digna de paz
E eu não queria mais
Qualquer outro lugar
Que não fosse
Tomar um café
Contigo na varanda
Naquela noite de outono.