Buscando a diminuição do uso indiscriminado de medicamentos controlados, a Unidade Básica de Saúde Rosângela Lima, localizada no bairro Planalto, no Distrito Sanitário Sul, conta com o projeto ‘Vida Livre’. Criado em 2016, inicialmente na Unidade de Saúde do Planalto, o projeto tem como principal objetivo de reduzir a emissão de receitas de medicação psicotrópica. São reuniões semanais, abordando o tema em rodas de conversas e palestras com profissionais de diferentes especialidades. 

 

“Hoje temos um grupo único, com cerca de 25 pacientes. Pacientes mais antigos incentivam os novos, os ajudando a perseverar”, destacou a médica Leda Pandolphi, uma das responsáveis pelo grupo. 

 

Os resultados do ‘Vida Livre’ estão sendo positivos. A redução de receitas para os participantes do projeto, por exemplo, diminuiu cerca de 80%. “A melhoria da qualidade de vida dos pacientes que estão no projeto foi muito grande. Alguns conseguiram voltar a trabalhar, não têm mais crise de pânico, outros passaram a morar sozinhos. São conquistas importantes para eles”, afirmou Leda. 

 

O projeto recebe pessoas por procura voluntária. Os casos considerados mais ‘graves’, são encaminhados para as Policlínicas e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para que as pessoas recebam o atendimento especializado.