A Rede Municipal de Ensino de Natal vai contar com a parceria da Cosern na implementação de quatro projetos de energia que serão desenvolvidos com alunos, professores e gestores da das unidade de ensino. Na tarde desta quarta-feira (18), a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva e a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos Campos de Souza, receberam a equipe técnica e pedagógica da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) para apresentação dos projetos e ajustes para o termo de convênio.
De acordo com a titular da SME, a assinatura do termo de convênio acontecerá nos próximos dias. “Mais uma notícia boa que compartilhamos, com a parceria firmada entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Cosern, com o objetivo de trabalhar novas ações e projetos nas escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”.
A gestora de eficiência energética da Cosern, Virgínia Forte e a coordenadora pedagógica dos Projetos da Cosern, Leila Maranhão, falaram um pouco como funcionam os quatro projetos. São eles, Energia com Cidadania (ECC) - que corresponde na troca de lâmpadas usadas por lâmpadas de led e ensinamentos de bons hábitos de consumo; Energia que Transforma (EQT) - projeto de capacitação de professores; Festival “Tô Ligado na Energia”, com palestras, aulas de energia, diversas atividades e ações nas escolas; e o Projeto Aulas de Energia, com visitação e palestras no Espaço Ecoposto Parque Eólico.
“No Espaço Ecoposto Energia Eólica, a aluno poderá conhecer, por meio de aulas teóricas e práticas, a geração de energia elétrica, com ênfase na energia eólica. Fica localizado em na praia de Maracajaú, localizada no município de Extremoz, litoral norte do RN, com o objetivo de difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis, expondo a tecnologia para os estudantes e conhecer na prática um parque eólico”, explicou a gestora de eficiência Energética da Cosern, Virgínia Forte.
Quanto ao Projeto Energia que Transforma (EQT), os alunos do 1º ao 5º ano, vão aprender com os professores sobre consumo consciente e reciclagem; já os estudantes das turmas do 6º ao 9º ano, sobre as fontes e tipos de energia, cálculo de consumo de energia elétrica, circuitos elétricos e uso consciente da energia elétrica. “Os alunos criarão projetos em sala de aula, com as famílias em casa e na comunidade”, disse a coordenadora pedagógica dos projetos da Cosern, Leila Maranhão.
Também participaram da reunião, os representantes da empresa terceirizada que presta serviço a Cosern, Ednaldo Lima, supervisor de processos pela Avsi-Brasil; Fabrício Almeida, da coordenação geral de projetos da Avsi-Brasil e a analista de conservação da WWF-Brasil, Alessandra Mathyas.