Uma manhã de muito conhecimento e motivação para os alunos da Escola Municipal 4º Centenário nesta quarta-feira (11). Os estudantes do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo engenheiro de computação da NASA Gabe Gabrielle. Os jovens puderam conhecer o trabalho de Gabe na empresa e ter uma inspiração para persistirem nos estudos com foco em seus objetivos. A ação integra a programação da Campus Party Natal.

 

Na apresentação, denominada “Ao Infinito e Além”, o palestrante contou um pouco de sua trajetória no mercado de trabalho, desde quando trabalhava numa rede de fast-food e decidiu estudar, até que alcançou seu espaço na agência espacial americana.
 

Atualmente o engenheiro profere palestras descontraídas que encorajam jovens a seguirem seus sonhos, tendo passado por oito países. “A cada conquista você se torna mais confiante. Você deve estar sempre construindo até acreditar que pode fazer qualquer coisa. Sua vida ficará mais fácil, ela deve ser divertida. Essa é uma ótima forma de viver, eu vivo dessa forma, então vocês também podem”, destacou Gabrielle.

 

Ao final, Gabe deixou sua mensagem para os estudantes: “Lembrem-se: eu era chapeiro, agora sou um engenheiro da NASA. Sou a mesma pessoa, tenho a mesma mente. É fácil e eu gostaria que vocês lembrassem disso. Façam o seu melhor, gostem do que vocês fazem, acreditem em si mesmos”.

 

Presente no evento, a secretária adjunta de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Judineide Campos Domingos, agradeceu a disponibilidade de Gabe Gabrielle e destacou a importância do encontro para os alunos do Rede Municipal. “Essa plateia hoje está sendo privilegiada. É uma oportunidade ímpar. E esse ‘sonho’ de que o professor falou, é possível”.

 

O docente Renato Cunha Lima, que coordena um projeto de robótica na E. M. 4º Centenário em conjunto com o SESI e a UFRN, avaliou a palestra como uma “excelente oportunidade” para seus alunos. “Eu sou professor de matemática, mas não adianta você ser professor de matemática se não aproximá-la do objetivo final”, afirmou.

 

Participante do projeto junto ao professor Renato, o aluno Marcos Aurélio da Silva, de 13 anos, afirma que é muito interessante que haja o contato com a área de tecnologia e robótica dentro da escola para aproximá-lo dessa realidade. “Eu gosto muito de matemática e acho que essas atividades ajudam a me autodesenvolver na matéria. Eu pretendo seguir nessa área”.