Com o objetivo de reduzir custos com a terceirização de serviços laboratoriais e facilitar o acesso e a qualidade na prestação dos exames aos usuários da rede, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na implantação do Laboratório Municipal de Natal, que vem funcionando, temporariamente, na Policlínica Carlos Passos. O Laboratório tem capacidade de realizar mais de 100 tipos de exames, entre automatizado e manuais. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2018, a SMS entregue à população a sede própria do primeiro Laboratório Municipal de Natal, que funcionará no prédio da antiga Maternidade das Quintas, na Rua dos Paiatis.  

 

Até agosto do ano passado, toda a assistência laboratorial era prestada por uma única empresa terceirizada. No segundo semestre de 2017, porém, a situação começou a mudar. 

 

Durante todo o ano de 2017 foram desenvolvidos, pelo Departamento de Incorporações de Novas Tecnologias (DINT), os processos licitatórios para adquirir equipamentos e insumos necessários para a realização de exames laboratoriais. O intuito dessas aquisições é, gradualmente, transferir a responsabilidade da realização desses procedimentos para a Secretaria Municipal de Saúde. Este processo de migração foi iniciado em setembro de 2017, quando as unidades de urgência foram equipadas e já começaram a trabalhar com os novos equipamentos, realizando elas mesmas os exames necessários. 

 

Em relação aos exames de atendimento ambulatorial, a responsabilidade ficou sendo dividida entre três laboratórios habilitados por chamada pública: Laboratório DNA, Laboratório Policlínica  Paulo Gurgel e o Liatec. Em janeiro de 2018, foi aberto o laboratório do Centro Clínico Zeca Passos, que tem funcionado como plano piloto para o novo Laboratório Central. 

 

O Laboratório Central está previsto para ser inaugurado até junho, no bairro das Quintas, e sua função será centralizar a realização de exames, até que todos eles sejam feitos por órgãos do SMS. O objetivo deste processo é facilitar e agilizar o andamento dos exames. 

 

Hoje, o Zeca Passos atende 260 pacientes por dia, de unidades de quase todos os distritos, enquanto os três laboratórios de chamada pública têm, juntos, uma cota de 310 atendimentos por dia. No mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde foi responsável pela realização de 69.700 exames.