Gestores pedagógicos discutem a Base Nacional Comum Curricular durante formação

Crédito da imagem: Adrovando Claro

Com o propósito de buscar qualificação, gestores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, participaram nesta quinta-feira (05), no auditório da Livraria Paulinas, de mais uma etapa da formação continuada dos gestores que atuam nas 72 unidades de Ensino Fundamental. Com a temática “Educação Integral: saberes para uma prática humanizada”, a programação foi dividida em dois pontos: execução e socialização da atividade sobre as sete atitudes e a discussão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aos currículos das redes/sistemas e o projeto político pedagógico das escolas.

A chefe do Departamento de Ensino Fundamental, professora Ednice Peixoto dos Santos, realizou a abertura da formação e explicou como serão as etapas de estudo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), onde envolve os grupos de todas as disciplinas, formadas por assessores pedagógicos e professores. “Estamos na primeira fase que é a leitura dos referenciais, leitura dos documentos, artigos sobre o tema, para depois começar a fase de redação e o momento do seminário, uma ocasião grande para as pessoas poderem opinarem. Não é uma versão final, mas os professores poderão opinar e contribuir no seminário”.

A professora e assessora pedagógica Margarete Vale que conduziu os temas da formação dos gestores pedagógicos, ampliou a discussão apresentando como foi o processo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “Todo o procedimento foi aprovado e constituído um movimento fundamentado aonde tem todas as diretrizes para os Estados e o DF, possam reformular os currículos nas redes de educação. É uma ação coletiva pactuada entre o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), isso tem um prazo e vai ter recursos proporcionalmente para os Estados empregarem na mudança curricular”, disse Margarete Vale.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.