O município de Natal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participou, entre os dia 12 e 17 de março, da Reunião de Especialistas para Revisão do Documento Aplicações do Manejo Integrado de Vetores (MIV) Adaptado ao Contexto das Regiões das Américas”. O encontro foi realizado em Belize, país caribenho localizado na América Central, e contou com participação de especialistas do Brasil, Venezuela, México, Colômbia, Peru, Argentina, Bolívia, República Dominicana e Trindade e Tobago. 

 

O evento, organizado pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), teve como objetivo principal atualizar o documento que norteia o Manejo Integrado de Vetores (MIV), como forma de instrumentalizar a tomada de decisões em várias instâncias no contexto endêmico. O Manejo Integrado de Vetores visa fornecer orientação para os gestores dos programas de controle de doença transmitidas por vetores, incluindo funcionários do setor saúde ou de outros setores envolvidos, na aplicação e capacitação neste tema. 

 

Representaram o Brasil, a Fiocruz/RJ, a Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN/SP e a cidade de Natal, município escolhido para representar o país devido às experiências exitosas no tocante ao combate aos vetores implicados na transmissão de doenças.  

 

De acordo com Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses, que participou do evento, a escolha de Natal como único município brasileiro representante na reunião demonstra o protagonismo da cidade dentro do cenário global, o que denota o reconhecimento do trabalho realizado nas atividades de combate e controle de endemias. 

 

"Natal participou da reunião devido a metodologia desenvolvida pelo município de estratificação de riscos (vigiadengue), uma vez que fazemos parte do Projeto ArboAlvo, da Rede Dentarget", explicou Alessandre Medeiros.