O Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião nesta quinta-feira (1º) com nutricionistas de várias instituições para discutir a construção do fluxo de fornecimento de suplemento alimentares e dietas para idosos.
 

De acordo com a nutricionista técnica da SMS, Rita Xavier, esse fornecimento do suplemento alimentar atende a uma demanda do Ministério Público para suprir as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). “Esse é o primeiro passo para uma construção de um fluxo que vai garantir para pacientes idosos, que necessitarem de suplementação, moradores das ILPIs, uma assistência integrada”.
 

A reunião decidiu como referência as Unidades de Saúde de Pirangi para o Lar do Ancião Evangélico e Espaço Solidário; de São João para o Juvino Barreto; o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) África para o Jesus Misericordioso; UBS Pitimbu para o Bom Samaritano; e, a Unidade de Saúde da Família de Nazaré para o Lar Nazaré. Todas as unidades de saúde de referência contam com o controle e apoio das nutricionistas.
 

Segundo a nutricionista para que os cerca de 200 idosos das ILPIs sejam beneficiados é necessário atender alguns dos critérios como, ser desnutridos, ser usuário de sonda alimentar ou ter úlceras de pressão. Para isso, o profissional nutricionista fará uma avaliação. Ela afirmou que a partir da recuperação do estado nutricional, o idoso receberá alta da suplementação.
 

Participaram da reunião, as nutricionistas representantes do Juvino Barreto, Lar da Vovozinha, Lar do Ancião Evangélico, Jesus Misericordioso e as nutricionistas da UBS Pirangi, Lana Godeiro; USF Nazaré, Giovanna Mesquita; NASF Nazaré, Rosângela Cortez, entre outras da rede municipal de saúde.