A 4ª edição do “Ciranda da Saúde” na comunidade do Leningrado, foi realizada nesta quinta-feira (21), no bairro de Planalto, na Zona Oeste de Natal. O projeto, que tem como objetivo principal levar serviços de saúde às áreas desassistidas, foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, onde foram realizados diversas ações de saúde, com destaque para os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Ainda foram ofertados pediatria, ginecologia, clínico geral, atendimentos de nutrição, saúde bucal com escovação supervisionada, aferição de pressão e glicemia, exame preventivo feminino, vacinação e farmácia.
“O evento é muito importante para a nossa comunidade, pois carecemos de assistência à saúde. Aqui, temos um atendimento rápido e acessível, tendo em vista que a maioria dos moradores não têm tempo de buscar atendimento médico regularmente”, observou Maria José Flor, moradora da comunidade do Leningrado.
Nesta 4ª edição, o “Ciranda da Saúde”, parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Municipal de Educação (SME), contou com uma vasta equipe de profissionais do Distrito Sanitário Sul. Dentre eles, seis clínicos gerais, dois ginecologistas e dois pediatras, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.
Silvia Souto, gerente do Distrito Sanitário Sul, explica que o “Ciranda da Saúde” tem a função de proporcionar o acesso aos serviços de saúde à população, tendo em vista que determinados pontos da capital, como a própria comunidade do Leningrado, são desassistidos no que se refere à presença de unidades da saúde. Neste sentido, Silvia observa que o projeto, além de buscar a prevenção de doenças, com o diagnóstico precoce, tem a tarefa de disseminar e garantir o acesso à informação em saúde à população.