Durante toda esta segunda-feira (27), alunos e professores da Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar realizam a I Mostra Científica e Cultural. Com o tema “Sobre ser humano: Valores, crenças e amores no século XXI”, o evento envolve todas as turmas da instituição, que apresentam trabalhos interdisciplinares.

Segundo a coordenadora pedagógica, Ana Karla Varela, o objetivo principal do evento é “realizar um trabalho interdisciplinar incentivando o protagonismo juvenil”. A ideia é “proporcionar aos estudantes autonomia, criatividade e a possibilidade de colocar em prática suas diversas habilidades”, afirmou.

O diretor administrativo e financeiro da unidade de ensino, Ricardo Câmara, afirma que, dentro do tema norteador do projeto, as atividades puderam abranger, dentre outras temáticas, valores políticos, diversidade religiosa e uso de materiais recicláveis.

O professor de Ciências, Flávio Araújo, fala sobre a importância do evento: “Movimenta as turmas, professores, pais, funcionários. E, de fato, a gente está vendo a participação muito ativa dos alunos. É uma forma diferente de estudar, de produzir, de fazer educação”. O docente desenvolveu junto a seus alunos exposições sobre a violência na sociedade contemporânea, abordando agressões contra animais, idosos, mulheres, homossexuais e crianças.

Aluna do professor Flávio Araújo, Fernanda Louisa dos Santos, de 16 anos, pesquisou sobre a violência contra a mulher. Para ela, a escolha pelo tema se deu pela relevância do seu debate no momento atual. “Decidimos falar sobre isso porque o número de mulheres mortas e que sofrem diversos tipos de violência é muito grande. Nós temos que tomar uma posição e protestar”, contou. Sobre a participação na mostra, afirmou: “Muito interessante. A gente não só ensina como aprende”.

O estudante Pedro Matheus Maia, de 15 anos, confeccionou para a mostra objetos feitos de materiais reciclados. Sobre a participação na atividade, afirma: “Está sendo bem legal apresentar para as pessoas. É bom sair da rotina da sala de aula”