A realização de exames de colonoscopia, procedimento adotado para o diagnóstico precoce de câncer de intestino, pela rede municipal de assistência à saúde tem novas diretrizes a partir desta quarta-feira (22). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a nota técnica nº 03/2017 no Diário Oficial do Município de hoje, com as novas regras para a solicitação e realização do exame.
Conforme o documento, todas as solicitações de colonoscopias feitas no município serão reguladas apenas com a comprovação de teleconsultoria e autorização do Telessaúde-RN, programa que fornece apoio assistencial e consultoria aos profissionais de saúde. Sendo autorizado o exame, o médico solicitante deve entregar a guia de referência do paciente ao serviço de regulação municipal.
As novas regras foram definidas pelos departamentos de Atenção Básica (DAB) e de Regulação e Auditoria (DRAC) da SMS após a constatação de inúmeras solicitações em fila de espera sem dados clínicos suficientes que justifiquem a sua regulação de forma criteriosa. Atualmente, há cerca de quatro mil solicitações em aberto no município de Natal.
Além disso, a partir de hoje, todas as solicitações de colonoscopias com mais de seis meses de espera no Sistema de Regulação (Sisreg) serão negadas sob a justificativa de reavaliação do quadro clínico dos pacientes em suas unidades de saúde de referência.