Abate clandestino de animais é tema de encontro

Um encontro de gestão pública debaterá, na manhã desta quinta-feira (18), o Combate ao Abate Clandestino de Animais em Natal e na Região Metropolitana. O evento realizado no auditório da Emater, no Centro Administrativo, é promovido pela Prefeitura do Natal, através da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional (Alimentar), ligada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O debate conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado, Emater, Ministério Público Estadual e do Movimento Articulado de Defesa do Consumidor (Madecon).

O encontro terá início às 8h, com a abertura oficial e prossegue, às 8h30, com a palestra do promotor de Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado, a respeito das propostas do Ministério Público no combate à prática clandestina de abate de animais. Em seguida, às 8h55, será a vez de o veterinário André Luiz Lima, do Departamento de Vigilância Sanitária, apresentar as propostas da Covisa-Natal sobre o assunto e tratar ainda da criação de animais ungulados (de casco).

A terceira palestra do dia será do diretor geral do Procon Natal, Carlos Paiva, sobre “A Defesa do Consumidor e a Carne Imprópria para Consumo”, marcada para as 9h20. O chefe do Setor de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipac) do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcelino, irá falar às 9h45, com relação ao tema “A Importância da Inspeção Médica Veterinária em um Matadouro com Inspeção Federal”.

Após o “coffee break”, o gerente de Inspeção Alimentar da Alimentar, Francisco de Assis Costa, às 10h4às 10h45, irá tratar das propostas da Alimentar no combate ao abate clandestino. Às 11h10, a “Visão Parlamentar de Segurança Alimentar” será o tema da palestra do vereador de Natal e presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana, George Câmara. Uma mesa redonda concluirá o encontro.