A manhã desta segunda (06) foi de filmes e diversão para cerca de 300 crianças da Rede Municipal de Educação. Os alunos dos Centros Municipais de Educação Professora Marize Paiva e Padre Sabino Gentille, e da Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo, foram ao Cinemark do Shopping Midway Mall participar do 15º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
O FICI é o único festival do gênero no país e tem entre seus objetivos democratizar o acesso às obras audiovisuais para crianças. Por isso, para assistir aos filmes do evento, todos pagam meia entrada. Dentro do projeto existe o Tela na Sala de Aula, que oferta sessões gratuitas para alunos da rede pública de ensino.
Este é o sexto ano consecutivo que os aluno da Rede Municipal de Natal têm entrada franca no evento. “A gente faz uma parceria muito importante com a Secretaria Municipal de Educação. Então atendemos, em média, quatro mil crianças da SME a cada ano”, contou a coordenadora do FICI na cidade, Tatiana Fernandes.
Para a gestora administrativa do CMEI Professora Marise Paiva, professora Edna Morais, iniciativas como essa possibilitam novas oportunidades de aprendizado para os estudantes. “A partir do filme podemos trabalhar com as crianças os sentimentos de amizade, a família... e a gente vai fazer isso com elas”, contou.
Maria Eduarda de Araújo, de seis anos, matriculada no CMEI Professora Marise Paiva, assistiu, com sua turma e professoras, a “Molly, A Monstrinha”. Ela contou que adora filmes e que foi bom ir ao cinema em um passeio do colégio. “É a primeira vez que venho com a escola. Gostei”. Colega da Maria Eduarda, Lara de Melo, da mesma idade, afirmou que é a terceira vez que participa de aulas de campo no cinema. Sobre a obra à qual assistiu, contou: “Gostei! Eles viveram felizes para sempre”.