A Secretaria Municipal de Saúde discutiu, na manhã desta quarta-feira (1º), o fluxo de urgência e emergência em Saúde Mental, tendo a participação de profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os técnicos da Saúde Mental de Natal.
A secretária municipal de saúde, Saudade Azevedo, explicou que a ideia é melhorar a qualidade da assistência na Rede de Atenção Psicossocial. “Fizemos essa reunião com o apoio da UFRN, para melhorar a rede de urgência e emergência na Saúde Mental. São novas estratégias que estamos iniciando para implantar ainda em 2017, otimizando os serviços, diminuindo o número de internações, com o intuito de qualificar a prestação da assistência aos usuários do SUS em Natal”.
A coordenadora municipal de Saúde Mental, Silvana Barros, considerou que a reunião foi um avanço no processo de estruturação da Rede de Urgência e Emergência em Saúde Mental em Natal.
“Estamos criando um serviço de referência em urgência em psiquiatria com retaguarda psiquiátrica para o Hospital Municipal de Natal. As UPAS estão avançando no acolhimento das urgências em Saúde Mental, fortalecendo as portas de entradas nas unidades de pronto-atendimento. As unidades de prontos-atendimentos vão passar a acolher as demandas de saúde mental, não só na questão de álcool e drogas, mas de transtorno mental tendo como retaguarda e referência o HMN", explicou Silvana Barros.
O psiquiatra do HUOL, Emerson Arcoverde, considerou a reunião foi produtiva com resolutividade. “A reunião foi resolutiva e acredito que demos um passo importante para a reorganização dos serviços de assistência a urgência de pacientes portadores de Saúde Mental, com a implementação de uma equipe mínima que consiga dá um suporte adequado para a população, com um serviço que vai ser de referência e provavelmente vem compor uma lacuna importante dentro da assistência de Saúde Mental, com os serviços de urgências potentes e resolutivos”.