O IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) e o I Congresso Latino-Americano de Educação e Ciência da Religião teve abertura na noite desta quinta-feira (19), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O congresso tem o objetivo de debater e socializar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras acerca das temáticas dos conhecimentos religiosos no campo da Educação e do Ensino Religioso, no contexto da diversidade cultural, enquanto um direito do cidadão.
Na mesa de abertura do congresso, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos Campos de Souza, representou a Secretaria Municipal de Educação e apontou a importância do espaço de discussão da disciplina de Ensino Religioso. “É importante ampliar esse processo de construção do Ensino Religioso na grade curricular. Em Natal, a SME realiza o concurso público para os profissionais da área, apoiando e valorizando o caminho da formação no ensino do aluno e ampliando o componente no sistema curricular em todas as escolas”, disse Judineide Domingos.
As palestras de abertura constaram do tema “Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: construindo práticas inovadoras no ambiente escolar”, realizadas pelo doutorando Nicolás Panotto (FLACSO/Argentina e RILEP/Chile) e doutor Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona/Portugal).
O tema escolhido para esta edição – “Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras” – procura analisar os diálogos tecidos pelas práticas inovadoras construídas principalmente nos espaços de formação escolar e acadêmico, cuja produção (re)pensa os desafios da abordagem pedagógica dos elementos básicos dos fenômenos religiosos na Educação Básica, os procedimentos de formação e intervenção social, as clivagens culturais e sociais, além dos discursos que circulam nas esferas de formação e de atuação dos docentes.
Um grupo de 45 professores da Rede Municipal de Natal foram inscritos no congresso divulgando a experiência de cada um a partir da sala de aula e estão inseridos nos grupos de trabalhos e nos espaços pedagógicos do evento no espaço cultural do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). São 15 trabalhos, incluindo temas como “Caixa de poesia – uma análise do uso de poesias em sala de aula no Ensino Religioso na Escola Municipal Professor Francisco Varela” e “Recitando e resgatando valores na Escola Municipal Almerinda Furtado”.
O evento tem programação até o sábado (21), encerrando com a mesa: “Sujeitos do conhecimento e suas práticas Inovadoras em Ensino Religioso – rumo à decolonialidade do saber e do ser”, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).