Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente do RN discute reformulaç&atild

Representantes da comissão de articulação do Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte reuniram-se na tarde desta segunda-feira (15), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Na ocasião foram discutidos temas como a reformulação do regulamento do Fórum e um encaminhamento a ser levado para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, sobre linhas de financiamento para estruturação dos sistemas municipais de meio ambiente.

A reunião também tratou da mobilização de todos os secretários municipais de meio ambiente do RN para que participem da próxima reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema), que ocorrerá em Natal, no período de 12 a 14 de maio deste ano.

Região Metropolitana
Durante a reunião foram discutidas entre outras propostas, a divisão dos municípios do RN em cinco regiões, de acordo com o modelo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a inclusão da Região Metropolitana de Natal devido sua importância para o Estado, e o aumento da representatividade do Fórum no Conema, que passaria para mais de três pessoas.

Todas estas mudanças sugeridas pela comissão serão colocadas para analise na próxima reunião do Fórum no dia 11 de junho deste ano na cidade de Mossoró. Os encontros ocorrem a cada três meses.

O secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Kalazans Bezerra, ressaltou a importância do Fórum para as questões ambientais, tanto em Natal, como em todo o Estado. “É salutar que os municípios organizem uma estrutura própria para tratar dos assuntos referentes ao meio ambiente, principalmente porque influencia a população como um todo”, destacou.

De acordo com Marcelo Alvim, secretário adjunto de Meio Ambiente e Turismo de Ceará Mirim, o Fórum está em construção desde o ano passado, e tem representantes dos órgãos de meio ambiente dos 167 municípios do Estado. “O Fórum tem o objetivo de fortalecer a gestão municipal de meio ambiente nas cidades, assim como também promover a troca de experiências, reivindicar pleitos em conjunto”, informou.

O Fórum tem ainda uma importância fundamental na estruturação das políticas municipais de meio ambiente. Muitas cidades do estado ainda não possuem estruturas específicas voltadas para esta área. “Nesse sentido, vamos trabalhar para que todas as cidades contem com uma estrutura adequada voltada para os assuntos ligados ao meio ambiente”, disse Ariosto Costa, secretário adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que no encontro representou secretário Olegário Passos.