Em busca do fortalecimento político da leitura, da literatura, do livro e das bibliotecas em território potiguar, teve início na manhã desta quinta-feira (21), a 11ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, com a participação dos professores mediadores de leitura, coordenadores, gestores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Natal. A programação segue durante toda esta sexta-feira (22), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O Seminário reúne escritores, ilustradores, especialistas e educadores em torno da formação de leitores no RN. Esta edição tem como tema “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: formação de leitores em questão”. A 11ª edição do Prazer em Ler é fruto da sólida parceria entre o IDE e o Instituto C&A e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME).

Na abertura, a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Avaliação da SME, Sírlia Fernandes de Lira Bezerra, representando a secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva, agradeceu a importante parceria com o IDE e o Instituto C&A, para a Rede Municipal de Ensino. Também compartilhou algumas ações que a SME continua realizando, como os processos de formações que ocorrem mensalmente.

“Estamos com duas linhas de formações, uma é a Cena de Leitura para 40 escolas e a participação de 220 professores do 1º ao 5º ano e a outra é a Formação dos Mediadores de Leitura para 120 professores das bibliotecas e salas de leitura”, disse Sírlia Bezerra. A assessora também contou sobre a aquisição de novos livros para as bibliotecas da rede e o investimento no valor de mais de um milhão e meio de reais para as ações de leitura, garantidos no orçamento de 2018, da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

A professora formadora da SME, Mirian Dantas de Araújo (Mirianzinha), e a integrante da Fundação Fé e Alegria, Laílde da Silva, conversaram sobre o lançamento da plataforma “Rede Potiguar de Bibliotecas”. De acordo com Mirianzinha, a plataforma é um sistema online para o cadastramento de quantas bibliotecas dispõem no Estado e qual a situação delas. “A plataforma também vai ter desdobramentos para impulsionar discussões para provocarmos os setores institucionais públicos e privados”, afirmou a professora.

“Almejamos que a plataforma no futuro seja um canal de troca de experiências, de textos e publicações de profissionais da área de educação. Que os bibliotecários possam expandir conhecimentos e fortalecer a proposta de formação de leitores no Estado e no nosso município”, disse Mirian Dantas. A plataforma é uma iniciativa do IDE, com apoio do Instituto C&A e de alguns voluntários.

A programação do Seminário é composta por palestras e debates dinâmicos, pensados para possibilitar trocas de conhecimento e diversidade de discussões, além de leituras públicas por crianças, adolescentes e educadores, sessões de autógrafos e, presença confirmada dos escritores Ana Maria Machado, Elma Neves de Moraes, Fábio Monteiro, Salizete Freire, Ailton Medeiros, Drika Duarte, Lima Neto, Manoel Cavalcante e Thiago Gonzaga.

O primeiro diálogo do Seminário foi proferido pelo palestrante Luciano Pontes, da Comunique Editora, abordando o tema “Narrativas Visuais: Caminhos da Leitura e a Oralidade. A palestra teve como mediador José de Castro, da União Brasileira de Escritores (UBE).


Luciano Pontes conversou sobre a construção de leitores, da importância da relação e o contato com o livro, a comunicação por várias maneiras, as narrativas visuais e a importância da ilustração nos livros infantis. Falou ainda um pouco do seu trabalho em Recife e do seu livro mural “A Carta”. “A leitura de imagem possui três níveis de percepção, são os elementos isolados (enumeração), os elementos em relação (descrição) e a relação e cenas (narração)”, explicou. E disse ainda que “é importante oportunizar o contato com o livro desde criança e produzir um espaço itinerante de leitura”.

O grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias apresentaram o espetáculo “Casmurro e o Livreiro”, na abertura do Seminário Potiguar Prazer em Ler.